Tecnight 2017

16/10/2017 O evento acontece nos dias 16 e 17/10/2017.

Unidades Universitárias Pedra Branca e Florianópolis (Dib Mussi)

As inscrições online são gratuitas e permanecem abertas até 16/10/2017.
Escolha a Unidade Universitária que deseja participar e inscreva-se!

Unidade Pedra Branca Unidade Florianópolis

Dia 16/10 (segunda-feira)

Das 19 às 22h  |  Interop day (Microsoft)
150 vagas
Local: Unidade Universitária Pedra Branca, Auditório G

Das 19h30min às 20:20 | IOT, Conceito, Estratégia e Prototipação
Esta palestra irá ajudá-lo a entender o cenário de IOT (Internet das Coisas). O Conceito objetiva entender de forma correta, didática e prática, o que é IOT. A Estratégia demonstrara o que não pode ficar de fora de um projeto de IOT. A Prototipação demonstrará uma “placa eletrônica” de internet das coisas funcionando. Nesta palestra você irá verificar cenários de uso de IOT, mostrando casos de sucesso na prática do uso do IOT. Com os casos de uso, com os vídeos de casos de sucesso, O Conceito, Estratégia e Prototipação, você sairá desta palestra preparado para começar o planejamento de seu primeiro projeto de IOT.
Palestrante: Claudenir Andrade

Das 20h25 às 21h15min | Microserviços simples AspNet, Azure Web Apps e Api Apps
A arquitetura de Microserviços pode ser bastante eficiente dependendo do tamanho de sua equipe e o contexto de sua aplicação. Nesta palestra, vamos ver como criar serviços independentes e conectados de forma rápida e utilizando somente tecnologias que você já conhece no mundo .net.
A ideia é mostrar direto ao ponto como montar uma arquitetura de microserviços usando somente asp.net, web.api e deploy automático no Azure, sem o uso de qualquer ferramenta externa como docker, nginx, etc., simplificando a entrada dos desenvolvedores no mundo de microserviços.
Palestrante: André Carlucci

Das 21h15 às 22h10min | Ransomware: “A bomba atômica cibernética”
Nessa palestra abordaremos caso reais envolvendo ransomware, e como você, administrador de servidores Windows e Linux, pode se proteger. Mostraremos ainda os casos recentes do Petya/ExPetr e WannaCry.
Palestrantes: André Ruschel e Rafael Felipe

Das 19 às 22h

• Ruby (30 vagas)
    Local: Unidade Universitária Pedra Branca, Laboratório A
  • Lançando produtos utilizando automação de marketing (30 vagas)
    Local: Unidade Universitária Pedra Branca, Laboratório F
  • Desenvolvimento de aplicativos móveis usando Córdova (30 vagas)
    Local: Unidade Universitária Pedra Branca, Laboratório B
  • Processo do desenvolvimento de Aplicativos para o Mercado Internacional (30 vagas)
    Local: Unidade Universitária Florianópolis (Dib Mussi), Laboratório B
17/10 (terça-feira)

Local: Unidade Florianópolis (Dib Mussi), Auditório
Vagas: 70 vagas

Das 19 às 20h  |  Primeiros passos com Docker
Já ouviu falar de Docker, mas não sabe o que é? Nunca ouviu falar de Docker? Essa é a hora! Nessa palestra vamos ver os conceitos essenciais do Docker, como dar os primeiros passos e como ele pode nos ajudar agora.
Palestrante: Rodrigo Wirth
Rodrigo é Engenheiro de Software Senior na Bravi. Graduado em Sistemas de Informação com especializações em Engenharia de Software e Gestão de Projetos. Trabalha na área de desenvolvimento de software há 9 anos. Gremista e goleiro de pelada, também gosta de uma boa cerveja artesanal.

Das 20 às 21h  |  Automação de testes para dispositivos móveis
Apresentarei a arquitetura necessária para os testes rodarem, também mostrarei códigos e na prática um devices rodando os testes.
Palestrante: Luiz Augusto dos Santos Lohn
Trabalho a mais de 4 anos com qualidade e testes de software, já trabalhei em projetos de redes sociais, segurança pública, filas e atualmente em projetos nacionais e internacionais. Atuo como coordenador do Grupo de Usuário de testes de software de Santa Catarina (Guts-SC), atua no projeto OWASP Mobile como revisor, palestrante e consultor.

Das 21 às 22h  | Análise de dados para iniciantes
Empresas do mundo todo reconhecem a análise de dados como uma ferramenta essencial para aumentar o rendimento, porém, ao mesmo tempo em que a importância do campo cresce, muitas pessoas não sabem nem por onde começar – e ainda acreditam que é necessário ser estatístico para entender alguma coisa. O objetivo dessa palestra é auxiliar interessados a superar suas barreiras iniciais e mostrar que é fácil começar a ler, interpretar e aprender com dados.
Palestrante: Matheus Braun Magrin
Matheus Magrin é Cientista de dados na Bravi Software, na qual atua com empresas do ramo do ensino superior. Além disso foi programador em projetos internacionais de Learning Analytics e de Gerência de Instituições de Ensino. É formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta de compartilhar conhecimento e já ministrou oficinas de Linux, LaTeX, programação e git em eventos acadêmicos e tecnológicos.

Sobre o Evento

O Tecnight 2017 tem como objetivo promover o intercâmbio de saberes entre a Universidade e a realidade empresarial da Grande Florianópolis.

É destinado especialmente aos alunos do curso de Sistemas de Informação da Unisul.

E-mail: flavio.ceci@unisul.br

Organização: