Fisioterapia ensina técnica de ventilação não invasiva

O campo da saúde segue em constante evolução e sempre na busca de uma nova técnica que melhor atenda ao paciente. E nas áreas de fisioterapia e medicina, a técnica de ventilação não invasiva é uma aliada em diversos tratamentos.

Por isso, o curso de Fisioterapia do campus Grande Florianópolis, disponibiliza 50 vagas para o I Workshop em Ventilação Não Invasiva (VNI), nessa sexta-feira 7, a partir das 13h30, na sala 16B, do Complexo Aquático da Unisul, unidade Pedra Branca. A atividade é gratuita, destinada aos estudantes, colaboradores e professores da Unisul, e as inscrições podem ser feitas AQUI.

O workshop promete a troca de experiências entre os profissionais e estudantes por meio das vivências práticas e dinâmicas diante da realidade acerca do tema.

A ventilação não invasiva (VNI) consiste na aplicação de um suporte ventilatório, sem recorrer a métodos considerados agressivos, para evitar complicações associadas à intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva e tem se mostrado muito eficiente, conta a professora Karoliny Santos.

“Esse tipo de ventilação gera diminuição do tempo de internação hospitalar e da mortalidade. Além disso, em pacientes com doenças crônicas a VNI melhora a qualidade do sono, a qualidade de vida e reduz desconforto respiratório”.

Karoliny, que também está entre os organizadores do workshop, ainda destaca que o domínio da técnica pelos estudantes serve como um diferencial e de sua experiência ao aplicar a técnica.

“Já utilizei esta técnica em ambiente hospitalar, principalmente no setor de emergência e na UTI. Em âmbito ambulatorial também já apliquei a técnica em pacientes com enfisema pulmonar, durante programas de reabilitação pulmonar. O fisioterapeuta é o profissional responsável por instituir e acompanhar a ventilação não invasiva, tanto no ambiente domiciliar, quanto no ambiente hospitalar. Por este motivo, este workshop torna-se necessário preparar os acadêmicos do curso de Fisioterapia para esta demanda do mercado de trabalho”.

Programação

Das 13h30 às 14h30 –Introdução à ventilação não invasiva. Katerine Cani, professora Udesc

Das 14h30 às 15h – FisioDom – Terapia do sono e ventilação mecânica Aline Spillere, fisioterapeuta

Das 15 às 17h30 – Demonstração e manuseio dos equipamentos de VNI e suas interfaces