Engenheiros estão entre os finalistas do Projeto Cloud

O grupo finalista do LATAM Data Center Dynamics conta com dois engenheiros graduados na Unisul em duas categorias: solução mais inovadora de Data Center na América Latina e melhor projeto de Cloud do ano.

Os estudantes Jonatas Mattes, do curso de Engenharia Elétrica e Gustavo Silva, do curso de Engenharia de Produção, ambos da Unidade Pedra Branca, atuam na empresa de tecnologia Globalweb Corp, empresa na vanguarda da solução multinuvem com foco em governança de TI.

A empresa finalista com a solução multinuvem é a Rede Nacional de Pesquisas (RNP) que lançou durante o Fórum 2018 o projeto Nasnuvens. Com uma proposta inédita, o ambiente web é focado em aplicações e serviços em cloud computing para gestores de TIC, pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação de todo o Brasil.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Globalweb, empresa brasileira de Tecnologia da Informação. “O Nasnuvens conta com um ambiente integrado e personalizado, onde estarão centralizados os serviços em nuvem da RNP e seus parceiros, permitindo que cada usuário faça a gestão das suas aplicações em um mesmo ambiente. Tudo de forma simples e intuitiva”, explica José Luiz Ribeiro Filho, diretor de Serviços e Soluções da RNP.

Dentre as ofertas disponíveis, estão aplicações próprias da RNP como o Edudrive, Mconf, Compute e FileSender, além de ferramentas de provedores reconhecidos no mercado, como Office 365 da Microsoft e Gsuite for Education do Google. “As ofertas irão se ampliar ao longo do tempo com acordos que a RNP está desenvolvendo com diversos provedores de serviços e instituições parceiras. Esses acordos seguem rigorosos critérios, baseados na vasta experiência e conhecimento da RNP no desenvolvimento e operação de serviços de TIC, bem como nas pesquisas de campo que nortearam o projeto Nasnuvens”, detalha o diretor.

Toda a tecnologia usada para construção do portal está baseada nos mais modernos conceitos de Cloud Service Broker, que integra nuvens públicas e privadas, assim como as mais variadas soluções em um mesmo local, para facilitar a experiência de uso. “O usuário acessará com sua conta única da universidade (Single Sign-On), tendo disponível um portfólio de serviços da RNP para sua instituição. Poderá adquirir serviços gratuitos ou pagos, disponibilizados diretamente pela RNP ou parceiros, por meio de um catálogo self-service, onde aplicações e servidores serão autoprovisionados e entregues ao usuário, que terá a gestão dos seus recursos através de um workspace”, contextualiza Jônatas Mattes, Diretor de Cloud Computing da Globalweb. E complementa: “pelo portal será possível acompanhar a performance e os custos dos serviços, podendo os ajustar conforme suas necessidades”.

Já Mattes, reforça o benefício aos usuários. “O grande benefício é que os usuários terão acesso rápido a recursos tecnológicos de ponta da RNP e dos provedores de nuvem, democratizando a tecnologia e acelerando a pesquisa e a inovação. Com o ganho em escala do projeto toda a comunidade acadêmica terá uma governança melhor, além da redução de custos em infraestrutura”.

O desenvolvimento da primeira versão durou cerca de cinco meses e representa um grande passo para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento científico do Brasil. “O Nasnuvens foi baseado no conhecimento e entendimento que a RNP tem das necessidades e das demandas tecnológicas dos coordenadores, professores, pesquisadores e alunos dos programas de pós-graduação (PPGs) brasileiros”, reforça Ribeiro Filho .

Ribeiro ainda destaca que: “esse projeto é fundamental para ampliar a cooperação entre pesquisadores, pois tem como diferencial o uso da abordagem do Design Thinking, combinada com metodologias ágeis, que colocam o usuário final no centro do processo e criam soluções de forma colaborativa”.

Texto com informações da Globalweb Corp