A Unisul de Tubarão realizou nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21/9, no Ginásio Poliesportivo da Unisul de Tubarão a 4ª edição da Vitrine das Profissões. Durante os dois dias do evento, os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda animaram os visitantes com trajes característicos da série de livros Harry Potter, da autora J.K. Rowling. Na obra, o enredo se desenrola na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, ou simplesmente Hogwarts, um internato fictício de magia para bruxos e bruxas com idades entre os onze e dezessete anos. Unindo a narrativa com a vivência dos cursos, os visitantes puderam fazer fotos caracterizados em um painel que reproduziu a plataforma 9¾ da estação King’s Cross, em Londres. Local onde, na trama, Harry Potter e amigos utilizam a passagem secreta para pegar o Hogwarts Express, trem que conduz os alunos à escola de bruxaria.

A aluna do 2º semestre de Publicidade, Raquel Passarela Formentin, ‘muito fã de Harry Potter’ fala sobre a experiência vivida nesses dois dias. “Os professores trazem para o curso várias coisas que a gente gosta, isso torna a comunicação muito mais envolvente”, aponta. A professora Valéria Braga salienta que a mensagem funciona muito melhor quando é lúdica. “Os jovens querem sentir a ambiência da roupa, do tema. Tivemos até o Chapéu Seletor, feito em parceria com um aluno do 2º semestre de engenhara elétrica”. Segundo a professora, a ideia para esta vivência lúdica surgiu no início do ano com a dublagem das cenas do filme para dar boas-vindas aos alunos. “Nesse ano se comemora os 20 anos do lançamento do primeiro livro do Harry Potter, assim como o aniversário dos cursos, 25 e 20 anos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, respectivamente”, completa Valéria.

Além do cenário contendo o Pomo de Ouro, varinhas mágicas e vassouras voadoras, a interação foi além da fotografia e caracterização, cada um dos cursos elaborou um brasão simbolizando as casas nas quais os alunos poderiam ser escolhidos pelo Chapéu Seletor. “Foi mágica esta Vitrine das Profissões. Magia na amizade, no trabalho em grupo, na realização alcançada e no amor pelo que fizemos. Sozinho não faço feitiço, mas com um grupo de alunos e professores, fervemos um caldeirão”, afirma o coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, professor Mario Abel Bressan.

Jornalismo e Publicidade viveram Harry Potter na 4ª Vitrine das Profissões (11)
Jornalismo e Publicidade viveram Harry Potter na 4ª Vitrine das Profissões (1)
Jornalismo e Publicidade viveram Harry Potter na 4ª Vitrine das Profissões (2)
Jornalismo e Publicidade viveram Harry Potter na 4ª Vitrine das Profissões (3)