Implantação de Horto Medicinal envolve comunidade São Judas Tadeu

Uma palestra sobre o uso e cultivo de plantas medicinais, seguida de uma degustação de chá e a prática do plantio é parte do movimento realizado para marcar os primeiros passos  do curso Horto Medicinal, ministrado para a comunidade São Judas Tadeu.

A implantação do Horto Medicinal é uma das ações do projeto institucional de extensão ‘Educação Ambiental Comunitária (PEEAC)’ desenvolvida na comunidade do entorno da Unisul de Tubarão. “Mais do que a implantação do Horto Medicinal, a ação conscientiza para o uso destas plantas, tanto para a questão medicinal quanto para a alimentação”, reforça a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Maricelma Simiano Jung. A ação é realizada em parceria com a empresa de jardinagem EBENÉZER e com o estágio do curso de Farmácia, sob a orientação da professora Simony Davet, doutora em Farmácia com ênfase em Fármacos Naturais.

Neste primeiro momento o Horto Medicinal foi implantado ao lado da Igreja São Judas Tadeu, mas também será feito de forma suspensa – utilizando garrafas plásticas – na Escola São Judas Tadeu. “O mesmo trabalho que está sendo feito com os adultos, na comunidade, está sendo feito na escola com as crianças”, reforça a professora Maricelma.

A doutora em Fármacos Naturais destaca que os critérios para a escolha das plantas que foram cultivadas levou em consideração as que são mais usadas na comunidade e a capacidade de adaptação ao clima local. Dentre elas a babosa, boldo, gengibre, mastruço, sálvia, capim cidreira, menta e outras. “Estas plantas trazem inúmeros benefícios, mas há a necessidade de orientação de uso para que sejam utilizadas com segurança”, reforça a professora Simony.

[su_slider source=”media: 30399,30398,30397″ limit=”100″ width=”300″ height=”400″ title=”no” centered=”no” arrows=”no” pages=”no” mousewheel=”no” speed=”100″]

O Horto Medicinal é aberto à comunidade acadêmica e comunidade do entorno da Unisul de Tubarão. Para participar entre em contato com a coordenação do curso de Ciências Biológicas no telefone: 3621-3104 ou comparecendo aos encontros.

Confira o cronograma:

1º encontro – 10/04