Implantação de Horto Medicinal envolve comunidade São Judas Tadeu

Uma palestra sobre o uso e cultivo de plantas medicinais, seguida de uma degustação de chá e a prática do plantio é parte do movimento realizado para marcar os primeiros passos  do curso Horto Medicinal, ministrado para a comunidade São Judas Tadeu.

A implantação do Horto Medicinal é uma das ações do projeto institucional de extensão ‘Educação Ambiental Comunitária (PEEAC)’ desenvolvida na comunidade do entorno da Unisul de Tubarão. “Mais do que a implantação do Horto Medicinal, a ação conscientiza para o uso destas plantas, tanto para a questão medicinal quanto para a alimentação”, reforça a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Maricelma Simiano Jung. A ação é realizada em parceria com a empresa de jardinagem EBENÉZER e com o estágio do curso de Farmácia, sob a orientação da professora Simony Davet, doutora em Farmácia com ênfase em Fármacos Naturais.

Neste primeiro momento o Horto Medicinal foi implantado ao lado da Igreja São Judas Tadeu, mas também será feito de forma suspensa – utilizando garrafas plásticas – na Escola São Judas Tadeu. “O mesmo trabalho que está sendo feito com os adultos, na comunidade, está sendo feito na escola com as crianças”, reforça a professora Maricelma.

A doutora em Fármacos Naturais destaca que os critérios para a escolha das plantas que foram cultivadas levou em consideração as que são mais usadas na comunidade e a capacidade de adaptação ao clima local. Dentre elas a babosa, boldo, gengibre, mastruço, sálvia, capim cidreira, menta e outras. “Estas plantas trazem inúmeros benefícios, mas há a necessidade de orientação de uso para que sejam utilizadas com segurança”, reforça a professora Simony.

Implantação de Horto Medicinal envolve comunidade São Judas Tadeu (4)
Implantação de Horto Medicinal envolve comunidade São Judas Tadeu (3)
Implantação de Horto Medicinal envolve comunidade São Judas Tadeu (1)

O Horto Medicinal é aberto à comunidade acadêmica e comunidade do entorno da Unisul de Tubarão. Para participar entre em contato com a coordenação do curso de Ciências Biológicas no telefone: 3621-3104 ou comparecendo aos encontros.

Confira o cronograma:

1º encontro – 10/04