Inova EAD: novo projeto remodela as práticas a distância da Unisul

As atividades da UnisulVirtual durante todo este ano estiveram centradas no desenvolvimento de novos cursos de pós-graduação e semipresenciais, e também voltadas ao Projeto Inova EaD Unisul. O Projeto propõe novas práticas pedagógicas, tecnológicas e metodológicas, com o lançamento previsto para o início do primeiro semestre de 2018. As novidades atendem ao modelo da nova gestão da Universidade.

O primeiro lançamento será em fevereiro, com o Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem, o EVA, agora responsivo e com uma nova interface para beneficiar tanto os alunos quanto os professores das modalidades presencial e a distância da Unisul. “O Inova EaD Unisul vai trazer muitas novidades já no primeiro período com o novo EVA que terá uma interface diferenciada e será totalmente responsivo. Com isso, estamos desenvolvendo os livros não só em formato pdf, mas também em e-books para que os alunos acessem de qualquer dispositivo de maneira muito fácil”, conta a professora Ana Paula Reusing Pacheco, diretora do Campus Universitário UnisulVirtual.

Além do novo EVA, também em fevereiro, iniciarão as aulas dos cursos semipresenciais (híbridos) nas unidades da própria Universidade nos Campi Grande Florianópolis (Palhoça e Florianópolis) e Tubarão (Tubarão, Içara, Araranguá e Braço do Norte), e também, o novo curso de pós-graduação em Forense Aplicada a Crimes Virtuais. Já a nova metodologia a distância será lançada no segundo semestre.

Um dos destaques em 2017, foi a estruturação do Núcleo de Serviços e Soluções EaD, vinculado à Gerência de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação (GEPPExI), que desde o início do ano, presta serviços Instituições de Ensino Superior (IES) e outras organizações. “A partir disso, saímos da esfera de oferecer cursos e passamos a também oferecer soluções e serviços em EaD. Algumas IES aqui do Estado já usam o nosso EVA, livros, objetivos de aprendizagem, avaliações e tudo mais o que foi desenvolvido ao longo da história da UnisulVirtual”, explica Ana Paula.
Além disso, para a Diretora, o engajamento das equipes tem sido imprescindível para que a inovação vire realidade. “Embora tenhamos feito investimentos financeiros, posso dizer que a união das equipes foi o que mais se destacou, pois em 2018 teremos novidades e isso tudo é resultado dessa união e vontade de fazer diferente”, pontua.

Para o professor Mauri Luiz Heerdt, reitor da Unisul, o Projeto sai na frente em inúmeros aspectos, além de ir ao encontro das melhores práticas e tendências do mercado educacional: “ao aliar a questão pedagógica às novas metodologias e tecnologias, o Inova aproxima ainda mais os conteúdos presenciais e a distância, contribuindo na visão sistêmica institucional, mas, sobretudo, amplia (com uma interface ainda mais amigável) as condições de acesso para os diferentes públicos e perfis, sem abrir da mesma qualidade que há quase 20 anos projetou o nosso EAD pelo País”.