Instituto de Idiomas e Cultura oferta cursos de língua estrangeira

O Instituto de Idiomas e Cultura recebe inscrições até o dia 16/08 para os cursos de inglês e francês. As aulas começam no sábado, 18/08, no Campus Tubarão. Neste semestre, o Instituto oferta os cursos nos níveis básicos, intermediários e avançados para ambos os idiomas. Mais detalhes no site da Unisul.

O curso de língua estrangeira tem o intuito de possibilitar habilidades linguísticas e orais para as pessoas que desejam aprender uma nova língua. Conforme afirmado pela coordenadora dos cursos, Carla Aparecida Marinho Borba, o programa trata-se de utilizar uma abordagem comunicativa em seu método, de forma a aperfeiçoar o conhecimento do idioma e da cultura. “A proposta do curso de idiomas da Unisul é justamente atender as demandas do mercado de trabalho, acadêmicas, além de interesses pessoais, como por exemplo, viajar, conhecer novas pessoas de outros lugares”.

Para a comunidade tubaronense, o curso de línguas estrangeiras possui o valor de R$ 150 reais em 6 parcelas. Já para os estudantes e colaboradores da Instituição Universitária, as mensalidades possuem o valor de R$ 139 reais. A idade mínima para realização das inscrições dos cursos de inglês e francês corresponde a 14 anos. O curso possui duração semestral de 36 horas.

Por que o estudo em línguas estrangeiras tem ganhado destaque na atualidade?

Com o avanço das tecnologias e a possibilidade de acesso a novas informações e diferentes formas de conhecimento, tanto o mercado de trabalho quanto questões do âmbito acadêmico têm incentivado o estudo de novas línguas para proporcionar melhores condições sociais e financeiras para a sociedade. Além disso, pesquisas no campo da saúde já afirmaram a importância positiva em estudar novas línguas.

Em um estudo realizado pela Academia Americana de Neurologia, no ano de 2011, evidenciou-se que as pessoas que falam duas ou mais línguas, reduzem o risco de desenvolver problemas na memória. A pesquisa envolveu 230 homens e mulheres com faixa etária média de 73 anos, que pronunciam entre dois a sete idiomas. Nesta pesquisa, apenas 44 pessoas relataram problemas com a cognição.