Integração comunitária apresenta resultados dos projetos de extensão

Na sexta-feira, 8/12, foi realizado no hall do bloco pedagógico da Unisul de Tubarão, a Jornada Unisul de Extensão (JUNEX 2017), evento que consiste em um espaço de integração entre agentes de extensão com a comunidade universitária e a comunidade externa, permitindo a visibilidade do que representa a extensão para academia e para sociedade. Na oportunidade, os coordenadores dos projetos de extensão aprovados no edital 2016 apresentaram o resultado dos trabalhos realizados durante o ano. Nos 12 projetos de extensão que compõe o Edital Interno, sendo três que tratam dos temas transversais e nove que se envolvem com temáticas e públicos específicos, há 28 professores envolvidos, 11 alunos bolsistas e 20 alunos voluntários. Confira os projetos:

1. Acolhida ao Migrante: Diversidade, Responsabilidade e Inclusão.
2. Educação Ambiental Comunitária
3. Economia solidária e Arranjos Produtivos locais: incentivo à inovação e ao empreendedorismo como estratégias ao desenvolvimento local sustentável.
4. Amigos da Saúde Mental
5. Projeto Consultor: Orientação à Criação e ao Desenvolvimento de Novos Empreendimentos na Região
6. Projeto Inclusão Digital
7. Projeto Atletismo na Unisul
8. Projeto Monitoramento Participativo da Pesca Artesanal: subsídios para gestão da zona pesqueira
9. Projeto Instrumentos gerenciais para a consolidação da estratégia competitiva nas micro e pequenas empresas associadas à AJET e ACIVALE Jovem.
10. PIET – Programa de Internacionalização de Empresas de Tubarão e Região
11. Integração Universitária: intervivências entre a universidade e alunos no ensino médio
12. Brinquedoteca: Brincadeira levada a sério

Há ainda aproximadamente mil alunos bolsistas (170/PRODEL) que participam dos diferentes projetos que atendem crianças, adolescentes, pessoas idosas, pescadores, microempresários, migrantes e grupos vulneráveis, um total de mais de 800 pessoas envolvidas. Dentre os parceiros dos projetos de extensão realizados pela Unisul estão a Prefeitura Municipal – por meio da Fundação de Assistência Social –, ASCPrev, escolas, ARTCOMEX, AJET, ACIVALE Jovem, CRIE, ACIT, ADR Atletismo, AFUBRA, Pastoral Universitária, Monitoramento Mirim Costeiro e Comunidade São Judas Tadeu. Para a gerente de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação (GEPPExI), professora Elivete Cecília de Andrade, o JUNEX é um momento de socialização de experiências, de valorização do trabalho realizado e de reconhecimento do grande resultado social que geram os projetos de extensão que reafirmam a Unisul com o seu propósito maior que é ser uma universidade comunitária. “Pela extensão se consegue fortalecer a formação do estudante com a prática, na interação com a comunidade, com os grupos sociais, de maneira propositiva e inovadora”, destaca Elivete.

O diretor do Campus Tubarão, professor Rafael Ávila Faraco, salienta que o JUNEX valoriza os trabalhos desenvolvidos durante o ano no Campus Tubarão, mostrando que de fato a extensão está inserida nos diversos ambientes de aprendizagem dos cursos. “Para nós fica um grande sentimento de gratidão, pelo fato de a comunidade abrir as portas e permitir que a Unisul realize os projetos de extensão”, conclui Rafael.

Integração comunitária apresenta resultados dos projetos de extensão (8)
Integração comunitária apresenta resultados dos projetos de extensão (7)
Integração comunitária apresenta resultados dos projetos de extensão (6)
Integração comunitária apresenta resultados dos projetos de extensão (5)