Integração comunitária apresenta resultados dos projetos de extensão

Na sexta-feira, 8/12, foi realizado no hall do bloco pedagógico da Unisul de Tubarão, a Jornada Unisul de Extensão (JUNEX 2017), evento que consiste em um espaço de integração entre agentes de extensão com a comunidade universitária e a comunidade externa, permitindo a visibilidade do que representa a extensão para academia e para sociedade. Na oportunidade, os coordenadores dos projetos de extensão aprovados no edital 2016 apresentaram o resultado dos trabalhos realizados durante o ano. Nos 12 projetos de extensão que compõe o Edital Interno, sendo três que tratam dos temas transversais e nove que se envolvem com temáticas e públicos específicos, há 28 professores envolvidos, 11 alunos bolsistas e 20 alunos voluntários. Confira os projetos:

1. Acolhida ao Migrante: Diversidade, Responsabilidade e Inclusão.
2. Educação Ambiental Comunitária
3. Economia solidária e Arranjos Produtivos locais: incentivo à inovação e ao empreendedorismo como estratégias ao desenvolvimento local sustentável.
4. Amigos da Saúde Mental
5. Projeto Consultor: Orientação à Criação e ao Desenvolvimento de Novos Empreendimentos na Região
6. Projeto Inclusão Digital
7. Projeto Atletismo na Unisul
8. Projeto Monitoramento Participativo da Pesca Artesanal: subsídios para gestão da zona pesqueira
9. Projeto Instrumentos gerenciais para a consolidação da estratégia competitiva nas micro e pequenas empresas associadas à AJET e ACIVALE Jovem.
10. PIET – Programa de Internacionalização de Empresas de Tubarão e Região
11. Integração Universitária: intervivências entre a universidade e alunos no ensino médio
12. Brinquedoteca: Brincadeira levada a sério

Há ainda aproximadamente mil alunos bolsistas (170/PRODEL) que participam dos diferentes projetos que atendem crianças, adolescentes, pessoas idosas, pescadores, microempresários, migrantes e grupos vulneráveis, um total de mais de 800 pessoas envolvidas. Dentre os parceiros dos projetos de extensão realizados pela Unisul estão a Prefeitura Municipal – por meio da Fundação de Assistência Social –, ASCPrev, escolas, ARTCOMEX, AJET, ACIVALE Jovem, CRIE, ACIT, ADR Atletismo, AFUBRA, Pastoral Universitária, Monitoramento Mirim Costeiro e Comunidade São Judas Tadeu. Para a gerente de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação (GEPPExI), professora Elivete Cecília de Andrade, o JUNEX é um momento de socialização de experiências, de valorização do trabalho realizado e de reconhecimento do grande resultado social que geram os projetos de extensão que reafirmam a Unisul com o seu propósito maior que é ser uma universidade comunitária. “Pela extensão se consegue fortalecer a formação do estudante com a prática, na interação com a comunidade, com os grupos sociais, de maneira propositiva e inovadora”, destaca Elivete.

O diretor do Campus Tubarão, professor Rafael Ávila Faraco, salienta que o JUNEX valoriza os trabalhos desenvolvidos durante o ano no Campus Tubarão, mostrando que de fato a extensão está inserida nos diversos ambientes de aprendizagem dos cursos. “Para nós fica um grande sentimento de gratidão, pelo fato de a comunidade abrir as portas e permitir que a Unisul realize os projetos de extensão”, conclui Rafael.

[su_slider source=”media: 27540,27539,27538,27537,27536,27535,27534,27533″ limit=”100″ width=”700″ height=”460″ title=”no” centered=”no” arrows=”no” pages=”no” mousewheel=”no” speed=”100″]

[su_youtube url=”https://youtu.be/frqIJg_Zb40″ width=”700″]