Integração entre alunos e egressos movimenta curso de Educação Física

A Feira de Negócios e a Semana de Integração são os principais eventos que movimentam o curso de Educação Física da grande Florianópolis todos os semestres. Além de outras ações em que os alunos são completamente envolvidos na gestão e promoção de atividades.

No dia 17/5, egressos do curso compartilhar suas experiências na mesa-redonda da Unidade de Aprendizagem Gestão e Empreendedorismo do Esporte, ministrada pela professora e coordenadora Maria Leticia Knorr. “Os quatro participantes: Leo Albino, José Augusto, Fernanda Fonseca e Fábio Hardt se destacam no mercado por serem empreendedores e inovadores naquilo que fazem. Além disto, são dedicados, extremamente comprometidos e educados. Este conjunto de características, faz com que suas trajetórias sejam de sucesso sendo motivo de orgulho e inspiração a todos nós”, destaca.

Para Fabio Hardt, Escolinha Guga – AABB Coqueiros, dividir a Vicência quanto profissional é gratificante: “voltar à Unisul e encontrar os amigos bem estruturados foi muito bom. É a prova de que devemos sempre e aprimorar o nosso processo de aprendizado. Relatar as dificuldades para os futuros profissionais ajuda a todos a terem uma percepção da dificuldade em empreender no Brasil, mas também, de foi gratificante porque quando a gente faz o que gosta, vale a pena”.

O contato do graduado com o aluno em fase de formação contribui com o crescimento pessoal e profissional, destaca José Augusto Domingues, da Do4Life: “nesse momento é que percebemos o quanto temos em comum, os anseios, as perspectivas. Mas o mais importante é ver o quanto nos transformamos, como todos nós seguimos em desenvolvimento, sempre buscando inovação, crescimento, estamos no caminho certo”.

Leo Albino, da DoFit, aponta a oportunidade de estimular os colegas: “a mesa sobre empreendedorismo foi válida porque além de retribuir o conhecimento que recebemos, passamos aos futuros colegas a realidade do mercado, as possibilidades de atuação da área e a necessidade de estar sempre capacitado, para que o ramo tenha os melhores profissionais”.

A egressa Fernanda Fonseca, da Vo2 Preparação Física, trouxe sua experiência quanto personal trainer, instrutora e empreendedora. “Aprendi muito mais do que transmiti, foi um encontro que me ajudou a crescer ainda mais quanto profissional, foi uma troca muito rica”, considera.

A Semana de Integração na unidade Pedra Branca

Ainda nas movimentações do curso, durante os dias 21 a 25/5, a Semana de Integração do curso de Educação Física ofereceu uma programação com feira de negócios, novas modalidades esportivas, professores liderando equipes e alunos envolvidos na gestão do evento. “O ponto alto das mesas redondas foram as discussões, tendo participação dos nossos alunos e os parceiros que representam um importante mercado de referência da Grande Florianópolis. Abriu-se o campo de estágio obrigatório com estas parcerias e também futuras oportunidades”, relata Maria Letícia.

Nesta quinta-feira, as modalidades esportivas foram disputadas pelos professores contra alunos em uma série de ações que confirmam a integração da academia e mercado de trabalho, conteúdos aplicados e vivências realizadas.

Os alunos da unidade de aprendizagem em Comunicação e Marketing Esportivo foram desafiados para criar uma estratégia de marketing que tivesse um bom resultado na 11º Semana de Integração do curso. “Desta forma, a turma elaborou um plano de marketing para atender a real necessidade de todos os envolvidos, que foi a integração. Assim foi criado a estratégia de envolver mais os professores, que foram motivados a gerenciar as equipes que competiram nos jogos internos. Desta forma os alunos auxiliaram os professores, produziram vídeos e fotos das equipes, passaram nas salas divulgando as estratégias. Como ferramentas para ativação das estratégias, os alunos utilizaram todos as mídias sociais para ativar ações e tiveram ótimos resultados. Como conclusão, em breve os alunos deverão aplicar a pesquisa de satisfação e verificar os resultados, que pelo sinal foram ótimos”, explica o professor Rafael Andreis, e também, coordenador da pós em gestão do esporte.

O professor de lutas, George Roberts Piemontez, destaca o comprometimento de todos os envolvidos pois por meio da integração é notória não só a integração, mas principalmente, a responsabilidade dos alunos tanto pelo planejamento quanto pela execução. “O comprometimento da equipe de professores responsáveis pela organização deste evento. Em segundo a integração e responsabilidade dos acadêmicos tanto no planejamento quanto na sua execução. Ver a mobilização e a preocupação das equipes para que tudo saia da melhor forma possível foi incrível. Desde a abertura ao andamento das atividades tudo ocorreu de forma perfeita. O objetivo principal que é a integração entre alunos das diferentes fase e professores, foi contemplado de forma eficaz e marcante, muita emoção, responsabilidade, competitividade e amizade entre todos”.

Para a aluna Lais Silva, da 3ª fase, participar da organização e também como atleta em algumas modalidades, foram fundamentais para atingir seu objetivo. “Essa semana nos proporcionou vivenciar pelo esporte um dos pilares mais importante da nossa vida que é ‘aprender a conviver’, desde o momento em que nós como parte da organização precisamos ter uma boa convivência e um bom entendimento nas nossas decisões, muitas vezes com situações imprevistas, até o momento em que como atletas precisamos aprender a interagir, a compreender o outro e ao mesmo tempo a cooperar. É impossível não ressaltar a oportunidade que esse evento nos proporciona na realização de novas amizades e aumentar a interação entre amigos e pessoas que vivenciam o mesmo que nós, no seu dia-a- dia dentro da universidade. Dado que na formação das equipes e delegações sempre tinha a presença de colegas que fazem parte de outra fase do nosso curso”, comemora.

As atividades continuam nessa sexta-feira (25), com o futsal e a cerimônia de premiação dos jogos.

COMPARTILHAR