IV Semana Marcas da Memória promove debate sobre história e direitos humanos

Entre os dias 4 e 7 de junho a Unisul será palco de diversos eventos que abordam temáticas importantes, como direitos humanos, ditadura, justiça de transição e anistia. O evento Semana Marcas da Memória vai para sua quarta edição e tem como objetivo criar um espaço de debate social, político e democrático, para que seja possível entender a história a fim de compreender seus feitos e efeitos no presente.

Os encontros acontecem no Salão Nobre da Unisul e da Sala do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL). As inscrições são online e permanecem abertas até 7 de junho e você pode fazer a sua clicando aqui.

O evento, que teve início em 2014, congrega a pós-graduação, a graduação, a educação básica da região e a comunidade, promovendo o verdadeiro propósito da universidade: a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. O evento é aberto e gratuito para quem desejar participar.

Confira a programação

4/6/2019 (terça-feira)

Mesa-redonda | Memória e Democracia

Coordenação: Carla Aparecida Marino Borba, mestre (RI-PPGCL/Unisul)

Horário: das 19h15min às 22h

Convidados:

Cecília Brancher (UFSC) – Comunicação: Ditadura civil-militar em transição: o direito à memória, verdade, justiça e reparação no Brasil

Ricardo Duwe, mestre (UFSC) – Comunicação: Como se formam as democracias: democracia histórica e os processos de redemocratização no Cone Sul

5/6/2019 (quarta-feira)

Mesa-redonda: Ressonâncias entre passado e presente

Coordenação: Mário Abel Bressan Júnior, doutor (PPGCL/Unisul)

Horário: das 19h15min às 22h

Convidados:

Marlene de Fáveri, doutora (Udesc) – Comunicação: Disputas na esfera política – a quem incomodam as mulheres?

Andréia da Silva Daltoé, doutora (Unisul) – Comunicação: Escola Sem Partido: o ponto de encontro entre uma memória e uma atualidade.

6/6/2019 (quinta-feira)

Comunicação oral

Local: PPGCL, Prédio da Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)

Horário: das 14 às 18h