Junta comercial aponta avanços com tecnologia

Os avanços tecnológicos aplicados às atividades da junta comercial serão apresentados durante a palestra do Jucesc Digital, no Auditório C, Unidade Pedra Branca, no dia 20 de junho, às 19h30min aos alunos e interessados. A palestra na Unisul é uma iniciativa do curso de Ciências Contábeis em parceria com a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.

Assim como em muitas áreas, a contabilidade acompanha a evolução da economia e adquiriu novas técnicas para identificar e mensurar a situação econômico-financeira que afetam as organizações.

Segundo o coordenador Bernardino José da Silva, do curso de Ciências Contábeis, o Jucesc Digital traz para discussão métodos e procedimentos voltados ao registro mercantil. “Nesse sentido, os avanços nas atividades da junta comercial vão desde agilidade na abertura de empresas ou realizar outros atos relacionados com o registro mercantil, como alterações contratuais, obtenção de certidões e encerramento de empresas, tudo através de entrega digitalizada”, explica.

Anteriormente todos esses serviços eram registrados em documentos impressos e entregues diretamente no balcão da Junta Comercial. “Este tipo de procedimento demandava um longo período de espera para análise. Sem dúvida, a tecnologia aplicada nestes serviços facilitará muito nas atividades relacionadas ao desenvolvimento dos negócios na região do Estado”, pontua Bernardino.

Programa Jucesc Digital

O Programa Jucesc Digital atua no sistema de tramitação totalmente digital nos processos para eliminar as etapas de protocolo, distribuição, expedição e guarda física de documentos nos processos de Registro Mercantil. Ao registrar os atos mercantis, são concedidas matrículas para agentes auxiliares de comércio e fornecem informações gerenciais sócio-econômica, para satisfazer os interesses da sociedade.

A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina – JUCESC – criada pela Lei nº O 68, de 16 de maio de 1893, é uma Autarquia Estadual com autonomia financeira outorgada pela Lei n° 7.165, de 23/12/1987, vinculada, no âmbito estadual, à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e subordinada tecnicamente ao Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI, que é subordinado à SECRETARIA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA da PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA – Lei n° 8.934, de 18/11/1994.

Curso de Ciências Contábeis da Unisul

A contabilidade é uma das áreas com ampla oportunidade de atuação no mercado de trabalho. Com aulas nas modalidades presencial e a distância, nos Campi e Unidades da Unisul, o curso de Ciências Contábeis está com inscrições abertas pelo processo seletivo de análise do histórico escolar.  O Curso atua na capacitação de profissionais com postura gerencial para contribuir na mensuração contábil e modelos de gestão econômica. O profissional estará apto a exercer funções como: planejador tributário, analista financeiro, auditor interno, gerente de custos, contador gerencial e controller. Pode atuar também, como autônomo, consultor, e ainda no ensino e na pesquisa. Para saber mais, clique AQUI.