Judô Unisul no Campeonato Brasileiro e Seletiva da Universíade

A equipe da de judô da Unisul, formada por acadêmicos, está treinando forte e com o foco na seletiva para a próxima Universíade, que ocorrerá em Brasília (DF) de 23 a 26 de abril, e para o Campeonato Brasileiro Região IV, em Brusque, nos dias 13 e 14 de abril.

As Olimpíada Universitárias, como também é conhecida a Universíade, é o segundo maior evento esportivo do mundo, ocorre de dois em dois anos. Em 2019, será realizada no mês de julho, em Napoli/Itália, cada país pode mandar somente um representante por categoria. O processo seletivo para a seleção brasileira universitária de judô é um dos mais criteriosos devido ao alto nível técnico da modalidade no país.

De acordo com o coordenador da equipe, sensei Júlio Araújo, para conquistar uma vaga na Seleção Brasileira Universitária, os judocas precisam passar por um processo seletivo muito acirrado. “Além de conquistar o título de campeão brasileiro universitário, logo após a final ocorre uma disputa de melhor de três com um atleta indicado pela Confederação Brasileira de Judô”.

O campeonato Brasileiro Região IV (SP, PR, SC e RS), vale pontuação para o ranking nacional, portanto pode garantir o atleta em uma futura convocação para a seletiva olímpica, a ser realizada no final do ano.

Conforme Araújo, o grupo treina forte e com foco total. “Sabemos do alto grau de dificuldade, vamos em busca dessas vagas e das medalhas em disputa na competição nacional”.

Nesse sábado, dia 06/04, às 10h30, a equipe vai realizar um treinão aberto de judô, no tatame do Complexo Aquático da Unisul, na Pedra Branca (Palhoça), com convidados de outros clubes e cidades vizinhas, visando intercâmbio, condicionamento e ritmo de luta.