Junho Verde relaciona inovação à sustentabilidade ambiental

O Programa Unisul de Educação Ambiental marca uma nova fase da Universidade em que os princípios, práticas, premissas e atitudes devem objetivar o desenvolvimento sustentável. Entre as ações previstas, a campanha ‘Junho Verde: movimento Unisul de sensibilização ambiental’ teve início nesta quinta-feira, 1 de junho, no Campus UnisulVirtual.

As ações fazem alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em junho. A palestra inaugural foi proferida pelo professor José Baltazar Guerra, coordenador do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade da Unisul. Sob o título Desafios da Sustentabilidade: O futuro que nós queremos?, o doutor destaca o movimento da instituição. “O evento assinala um mês dedicado aos estudos relacionados ao meio ambiente. A universidade nesse movimento de educação ambiental, de educação para a sustentabilidade, ela vai basicamente dedicar atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão às questões do desenvolvimento sustentável”, contextualiza.

Professor doutor Baltazar Guerra

Para Baltazar, foi uma grande alegria participar do evento porque tem tudo a ver com as pesquisas desenvolvidas no grupo de pesquisa. “Falei de desenvolvimento sustentável, segurança alimentar, das questões relacionadas a justiça ambiental, cidades sustentáveis, de pesquisas do nosso grupo que estão alinhadas com essa temática do Junho Verde”, diz.

Segundo o reitor da Unisul, professor Mauri Heerdt, para ser uma universidade inovadora, pressupõe-se desenvolver conhecimentos, práticas novas e diferentes. “A ação principal está relacionada a sensibilização e a conscientização entorno da temática ambiental. É uma temática necessária para o atual momento que a gente está vivendo”, pondera. Em sua visão, a Universidade tem o dever de colaborar com o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável. “Esta é a principal abordagem. É incorporar cada vez mais a dimensão ambiental ao nosso conceito de ser universidade. Porque se nós quisermos resumir a missão da universidade, em síntese, é contribuir para termos uma sociedade mais sustentável”, finaliza.

Confira a Programação do Junho Verde.

5/6
Das 8 às 11h e das 19 às 22h | Seminário em Homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Unisul Florianópolis (Trajano). Saiba mais.

7/6
Das 8 às 17h | Exposição Jardim Botânico
Unidade Pedra Branca e Jardim Botânico de São josé. Saiba mais.

8/6
9h30min  |  Debate: Meio ambiente: Direitos e Afazeres

10/6
Das 8h30min às 11h30min | Engenharia Ambiental e Sanitária em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Unidade Pedra Branca, Bloco C, Auditório. Saiba mais.

13/6
19h30min  |  Licenciamento Ambiental: Autodeclaração e Auditoria
Com Alexandre Waltrick Rattes, doutor e presidente da Fatma
Unidade Pedra Branca, Bloco C, Auditório

22/6
Das 14 às 18h | Exposição Jardim Botânico
Unidade Pedra Branca e Jardim Botânico de São josé. Saiba mais.

27/6
9h30min  |  Seminário Virtual “Gestão Ambiental: Formalidade legal ou visão de Futuro”
Com Jairo Afonso Henkes, professor da Unisul
Debatedores: Ivete Rossato e Hélia Alice dos Santos (Procrep)