JUNTOS colaboradores reformulam sistemas e processos acadêmicos

A Unisul iniciou em 2015 a atualização de sistemas e processos acadêmicos da gestão do ensino, da pesquisa e da extensão. Colaboradores de diversas áreas foram convidados a mapear, analisar, diagnosticar os processos utilizados, inovar e qualificar. Essa metodologia participativa exigiu muito tempo e dedicação para que pontos de melhoria fossem identificados e novos processos modelados. Neste período de imersão e de atualização do sistema e de qualificação dos processos foram integrados, qualificados 27 sistemas e aproximadamente 260 processos atualizados.

E nesta semana nos campi de Tubarão, Grande Florianópolis e UnisulVirtual a Unisul deu o ponta pé inicial de implantação deste conjunto de inovações acadêmicas da universidade. Segundo o Pró-Reitor de Administração e Serviços Acadêmicos, professor Heitor Wensing Júnior a Unisul está se preparando para os próximos 50/100 anos. “Foram mais de 100 colaboradores envolvidos neste processo que irá com certeza otimizar o tempo, reduzir custos e vai trazer maior agilidade de diversos processos na área de gestão do ensino, pesquisa e da extensão. A mudança é de todos, cada um dos envolvidos é responsável por conhecer e participar de todas as ações previstas, a fim de que em 2019 estejamos prontos para receber estudantes e comunidade com zelo e eficiência”.

No campus universitário de Tubarão a implementação contou com 10 Salas temáticas e 254 participações com representação de todos os públicos: quadro administrativo, docente, gestor do campus e áreas institucionais. O diretor do campus Tubarão, professor Rafael Ávila Faraco afirma que este é momento de grande importância para universidade. “Este talvez seja o momento mais importante, porque sai de um contexto de produção em laboratório para um contexto de disseminação para toda universidade, não só disseminação, mas envolvimento e principalmente comprometimento. A partir desse comprometimento a gente vai de mãos dadas conseguir galgar a próxima etapa que é ver o novo sistema acadêmico da universidade funcionamento nos próximos seis meses”.

No campus Grande Florianópolis e UnisulVirtual colaboradores de diversas áreas estiveram reunidos nas salas temáticas espalhadas pelo campus. “Recebemos no Campus Grande Florianópolis e coligado com a Unisul Virtual esse evento de lançamento das entregas do programa vida acadêmica, que mais do que uma mudança de sistema e processos, é uma preocupação com as pessoas. Elas são nossos colaboradores, nossos alunos e pela comunidade, faz-se ao trabalho ágil que teremos e também uma preocupação sustentável ambientalmente, com a redução de papeis e burocracia mais de mil, disse o diretor do campus Grande Florianópolis, Zacaria Alexandre Nassar.

A diretora do campus UnisulVirtual, Ana Paula Reusing Pacheco, explica que a gestão tem mais quatro anos pela frente e é muito voltada para a inovação. “A inovação precisa mexer como os processos, as entregas contribuirão para que a gente tenha uma melhora dos processos, uma agilidade, uma flexibilidade maior, fazendo com que a gente consiga desenvolver também maior rapidez e atingir melhores resultados, especialmente qualificando nosso processo educacional”.