Kumar Krishen volta à Unisul para falar de inovação

O pesquisador internacional Dr. Kumar Krishen esteve na Unisul não só para realizar sua palestra sobre inovação. Ele também aproveitou para conhecer os projetos em desenvolvimento no Laboratório de Plasma, na unidade Pedra Branca, além do Projeto Meninas na Ciência e o Caminhão Ciência Móvel.

A passagem pelo Laboratório de Plasma foi praticamente uma aula particular por compartilhar suas experiências entre os projetos em comum através de suas pesquisas ao longo dos 40 anos de carreira.

Já na palestra, o pesquisador trouxe o tema “Como se preparar para um futuro tecnológico de inovação? ”, onde contou não só de suas experiências como também instigou todos a buscarem a inovação, de observar a influência do universo no comportamento humano e vice-versa. “A inovação não é só algo que não existe, é o que tem e que pode ser renovado, atualizado, porque quanto mais sabemos, mais temos consciência do que não vale e do conhecimento que precisamos buscar para nos levar à inovação”, disse.

Segundo Dr. Kumar, estimular a imaginação é importante para as novas ideias e como entrega-las às pessoas e ainda destacou a importância da liderança. “Tendo a liderança em si, suar pela sua ideia, inovar não é ficar parado e sim andar para frente, decidir querer fazer algo diferente. Como o professor falou a inovação faz parte de nós, basta queremos alcançá-la”.

Com o mundo cada vez mais suscetível às mudanças seja pelos desastres naturais ou até mesmo pelos maus hábitos da espécie humana, Dr. Kumar diz que as transformações se tornam cada vez mais necessárias e um exemplo é a internet. “A internet surgiu como algo inventado e que se aplicou na vida das pessoas, alterou o nosso mundo, a nossa forma de enxergar ele. Como os nossos processos estão internetizados, qual a perspectiva para um futuro com estes processos? ”, levantou a reflexão.

O recado que o Pesquisador quis passar é que embora ainda não se conheça todos os mistérios do universo, o trabalho árduo, curioso e incansável será sempre recompensador, pois há muito a descobrir e só através da inovação os paradigmas serão quebrados.

Essa foi a segunda vez que Dr. Kumar veio à Universidade para compartilhar suas experiências ao contextualizar os processos de inovação aplicados à tecnologia. Na oportunidade, participou da aula magna dos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Química e Engenharia de Produção.

Krishen atuou como chefe do Centro Espacial Johnson (JSC) e representou o JSC como o principal pesquisador em tecnologia do Conselho de Ciência e Tecnologia da Nasa (National Aeronautics and Space Administration ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço). Ao longo de sua carreira acumulou inúmeros prêmios e honrarias como a Medalha de Serviço Excepcional da Nasa.

O pesquisador ocupou no período de 1976 a 2018 posições-chave em programas como o Programa Avançado de Observação da Terra, Cargas de Ciência, Sistemas de Experimentação, Rastreamento e Comunicações, Apoio à Missão, Integração de Exploração e Pesquisa e desenvolvimento em ciência e tecnologia.