Participe do Simpósio sobre Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira!

Nos dias 25 e 26 de novembro, será realizado na Unisul, em parceria com o DLLE (Departamento de Língua e Literatura estrangeiras) da UFSC, o Simpósio sobre Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira: desafios da contemporaneidade. A abertura do evento será no dia 25 de novembro, às 19h, na Unisul da Dib Mussi. Na oportunidade, haverá a palestra ‘Possibilidades e Desafios da Interface entre Teorias de Aquisição e Pedagogia de Língua’, ministrada pela professora Dra. Raquel Carolina Souza Ferraz D’Ely. No dia 26, das 8h às 12h e das 13h às 17h, inúmeras atividades estarão disponíveis aos participantes.

Público-alvo do evento: professores de língua estrangeira, estudantes de cursos de licenciatura em letras e alunos de cursos de língua estrangeira.
A inscrição é gratuita e pode ser feita na página do evento, AQUI!

Língua Estrangeira para professores

Para professores de língua estrangeira e estudantes do curso de letras, o workshop ‘Quem sou eu? – desenvolvimento profissional de professores’ contemplará reflexões sobre a prática docente e objetiva a qualificação profissional. O minicurso ‘Teaching English through interactive and fun activities’ apresentará técnicas e atividades lúdicas, relacionadas a pontos gramaticais, vocabulário e de compreensão/produção oral em língua inglesa. E, para professores que ensinam português como segunda língua, o evento oferece o minicurso ‘Estratégias para o desenvolvimento de habilidades comunicativas em português como língua estrangeira’.

Língua Estrangeira e cinema

Para alunos, amantes da língua francesa e para quem deseja conhecer a produção do cinema de língua francesa com foco no tema ‘Amor’, a oficina ‘O universo do Cinema Francófono’ (L’univers du Cinéma francophone) é uma excelente opção. Os participantes terão acesso a filmes produzidos em língua francesa, oriundos não apenas da França, o que permitirá um maior acesso a outras culturas e identidades.

Língua Estrangeira para estudantes

Para estudantes de idiomas também haverá atividades, como o minicurso sobre Fonética da língua inglesa, que possibilita aos cursistas contato com aspectos segmentais (sons das letras, sílabas e palavras) e parasegmentais do inglês, considerando os símbolos fonéticos do IPA – International Phonetic Alphabet.

O minicurso oferecido proporciona a melhoria na pronúncia, entonação e ritmo.

Língua Estrangeira e tecnologia

Outra atividade interessante contempla as tendências e possibilidades de aprendizagem de línguas na era da tecnologia. Ministrado pela professora Denise Mesquita, o minicurso ‘Tecnologia e aprendizado de línguas: tendências e possibilidades’ abordará o uso da tecnologia no contexto da sala de aula. O minicurso discorrerá sobre a apresentação de exercícios práticos para aprimorar o desempenho do aluno no desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas, a saber, reading, listening, writing espeaking.

Simpósio sobre Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira: desafios da contemporaneidade – conheça a programação completa

Texto: Chirley Domingues / Colaboração Reginaldo Osnildo

COMPARTILHAR