Litera Dehon apresenta curtas-metragens produzidos por alunos

O Litera Dehon é um projeto literário produzido por estudantes do ensino médio do Colégio Dehon de Braço do Norte. A atividade tem como objetivo a produção de curtas-metragens pelos alunos. Durante os dois primeiros trimestres do ano letivo, os estudantes leram obras estrangeiras e nacionais, indicadas pelas professoras de Língua Inglesa e Literatura, para a produção dos trabalhos.

O resultado da ação e a premiação serão apresentados nesta quarta-feira (17), a partir das 19h30min, no auditório Luiz Antônio Weber, na Unidade de Braço do Norte da Unisul. Na noite da premiação serão entregues certificados de participação para todos os alunos que produziram os curtas-metragens. Para as pontuações maiores, os estudantes receberão estatuetas referente as categorias avaliadas.

As obras lidas pelos alunos tratam de temas atuais, como o racismo, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), gênero, entre outros. Depois das leituras realizadas, os estudantes foram divididos em equipes para produzir um curta-metragem.

Segundo a coordenadora pedagógica do Colégio Dehon no Braço do Norte, Eliana Marcon, o principal objetivo do projeto é incentivar a leitura de forma prazerosa e informativa, valorizar autores brasileiros e ampliar o conhecimento de autores internacionais. “Como coordenadora pedagógica constatei que cada etapa do projeto foi muito bem organizada, com objetivos claros, estratégias, ações e procedimentos definidos e vinculados a reflexão e compreensão da realidade. O resultado ficou excelente”, afirma.

Os livros selecionados para a produção dos vídeos foram:

• O Seminarista;
  • A Hora da Estrela;
  • Tudo o Que Eu Nunca Contei;
  • Tartarugas Até Lá Embaixo;
  • O Último Adeus.

A cerimônia terá a presença da equipe diretiva e pedagógica do colégio, familiares e amigos dos alunos.

Conheça todas as categorias que serão premiadas no Litera Dehon:

• Melhor atriz;
  • Melhor ator;
  • Melhor ator e atriz coadjuvante;
  • Melhor engenharia e efeitos;
  • Melhor direção;
  • Melhor trilha sonora;
  • Melhor figurino;
  • Melhor filme nacional;
  • Melhor filme estrangeiro.