Professor colabora em livro internacional ao abordar Unisul comunitária

O professor da Unisul, Ademar Schmitz, escreveu dois capítulos no livro ‘Entrepreneurial Universities: Exploring the Academic and Innovative Dimensions of Entrepreneurship in Higher Education’[1], recentemente publicado em formato eletrônico e impresso pela Editora Springer.

“As publicações contam com o apoio de pesquisadores da UFSC, da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) e da Universidade de Deusto, na Espanha, e seguem uma visão sistêmica, na qual inovação e empreendedorismo são vistos como processos contínuos e complementares, que auxiliam a universidade a ampliar suas contribuições para o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atuam, além de favorecer a sustentabilidade da própria universidade”, destaca Ademar.

A obra, editada por Marta Peris-Ortiz (Universidade Politécnica de Valência), Jaime Allonso Gomez (Universidade de San Diego), José M. Merigó-Lindahl (Universidade do Chile) e Carlos Rueda-Armengot (Universidade Politécnica de Valência), aponta a importância da universidade empreendedora e relaciona criação de ideias e iniciativas empreendedoras em instituições acadêmicas. O título tem o objetivo de proporcionar experiências que ilustrem as vantagens de comunicar e incentivar o empreendedorismo entre os estudantes, a universidade empreendedora treina alunos nas práticas mais avançadas dos campos do conhecimento. De acordo com a visão dos editores, as universidades que realizam transferências de tecnologia, inovam na área de marketing, registram patentes, incorporam empresas que contribuem para a inovação na indústria, geram crescimento econômico e criam empregos, estão além do foco tradicional de pesquisa e ensino.

O capítulo ‘Activities Related to Innovation and Entrepreneurship in the Academic Setting: A Literature Review[2]’ – escrito por Ademar Schmitz, em coautoria com David Urbano (Universidade Autônoma de Barcelona), Maribel Guerrero (Universidade de Deusto) e Gertrudes Aparecida Dandolini (Universidade Federal de Santa Catarina) – traz uma listagem inédita das atividades relacionadas à inovação e ao empreendedorismo nas universidades, de acordo com a literatura científica.

O capítulo ‘Universities in the Context of the Knowledge-Based Society According to Systemism: Evidences from a Brazilian Community University[3]’ – escrito por Ademar Schmitz, em coautoria com David Urbano (Universidade Autônoma de Barcelona), Gertrudes Aparecida Dandolini (Universidade Federal de Santa Catarina) e João Artur de Souza (Universidade Federal de Santa Catarina) – traz uma análise da Unisul no que diz respeito à inclusão do tema Inovação e Empreendedorismo nos documentos institucionais, tais como estatutos (Fundação e Universidade), regimento, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e outros.

Professor da Unisul publica texto científico em revista internacional de empreendedorismo

Leia também: Professor publica artigo científico em revista internacional

Ademar Schmitz: professor e pesquisador

Ademar Schmitz possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina, especialização em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior pela Universidade do Sul de Santa Catarina, em parceria com a Fundação Dom Cabral, e mestrado em Ciência da Computação pela DePaul University de Chicago (EUA). É também doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (ECG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Até recentemente gerenciava o Escritório de Projetos (EPD) da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul (AGETEC), e desde de janeiro assumiu a Chefia de Gabinete do novo reitor da Unisul.Professor colabora em livro internacional ao abordar Unisul comunitária

[1] ‘Universidades Empreendedoras: Explorando as Dimensões Acadêmicas e Inovadoras do Empreendedorismo no Ensino Superior’.

[2] ‘Atividades Relacionadas à Inovação e ao Empreendedorismo no Ambiente Acadêmico: Uma Revisão da Literatura’.

[3] ‘Universidades no Contexto da Sociedade do Conhecimento De acordo com o Systemism: Evidências de uma Universidade Comunitária Brasileira’.

Texto: Reginaldo Osnildo / Colaboração Ademar Schmitz

COMPARTILHAR