Cirurgião relata em livro histórias dos pacientes que marcaram sua carreira

O livro “Pacientes inesquecíveis – reminiscências e reflexões”, do especialista em cirurgia pediátrica e professor do curso de Medicina da Unisul, Murillo Ronald Capella, será lançado pela Editora Unisul, no dia 19/11, às 19h30min, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

Os Pacientes inesquecíveis

O livro traz histórias de pacientes reais com nomes fictícios, que marcaram a vida de cirurgião de Murillo Capella, por apresentarem problemas inéditos e circunstâncias inesperadas que foram operados em três hospitais onde o autor trabalhou: Imperial Hospital de Caridade – IHC (de 1963 a 1969 – cirurgia de adultos) e Hospital Infantil Edith Gama Ramos – HIEGR (de 1964 a 1979 – cirurgia de crianças), onde trabalhou simultaneamente, e por último Hospital Infantil Joana de Gusmão – HIJG (de 1980 a 2007).

A obra conta com uma narrativa simples, sem apresentação de quadro clínico, segundo o autor foi uma preocupação sua, para que o livro ficasse mais acessível às pessoas que não são da área da saúde. “Em 1963, iniciei minha atividade médica em Florianópolis, como cirurgião e professor universitário. Foi uma época de grande valorização do relacionamento médico-paciente, do exame clínico e da escassez de exames complementares. Para o diagnóstico por imagem, havia à disposição radiografias simples (tórax, abdome, ossos) e contrastadas dos aparelhos digestivo e urinário, bem como exames laboratoriais de sangue, urina e fezes mais convencionais. Com o passar do tempo, tanto os exames para o diagnóstico por imagem quanto os da medicina laboratorial sofreram grande processo, atingindo a excelência em muito pouco tempo”, enfatiza.

Onde adquirir

O livro está disponível no site da Editora Unisul, no valor de R$ 40.

Conheça as obras disponíveis na Editora Unisul