Logística reversa, a sustentabilidade rentável

A poluição, que mata sete milhões de pessoas por ano no mundo, pode ser reduzida sensivelmente com ações de empresas voltadas à recolocação dos resíduos reciclados no meio ambiente. A logística, utilizada nesse processo, forma o conteúdo de um curso a distância na Unisul, para capacitar profissionais na reversão dessa ameaça mundial, que só no Brasil é a causa de morte de 50 mil pessoas ao ano. 

As empresas estão cada vez mais atentas às questões ambientais, muitas vezes por serem conscientes de seu papel e outras por exigência de leis que regem descartes de materiais e resíduos. Não é mais permitido, por exemplo, jogar fora pilha, bateria, computador no lixo comum, por se tratar de lixo tóxico ao meio ambiente. Tendo em vista que o descarte incorreto pode acarretar sérios problemas ambientais, empresas e indústrias adotam a logística reversa.

Logística reversa

A logística reversa é o conjunto de estratégias e ações adotadas por uma empresa para viabilizar a coleta dos resíduos sólidos de volta ao setor empresarial, com a intenção de reciclagem, reaproveitamento ou destino ambientalmente correto.

Ela visa recolher os produtos utilizados da forma mais barata e ágil possível e devolvê-los de maneira correta para o Meio Ambiente, evitando o descarte ilegal e facilitando a reutilização do material. A cada ano que passa as empresas se veem mais obrigadas a fazerem isso, seja por vontade própria, para ter uma relação melhor com a sociedade, ou por obrigação imposta pela Governo, sobre penas de multa.

Logística

A Logística aparece bem posicionada no ranking profissões mais promissoras, de 2019-2023, segundo levantamento realizado pelo Senai, tendo uma expectativa de capacitação de 495.161 trabalhadores para a área de logística e transporte.

Para quem tem interesse nesta área, a Unisul oferece a graduação em Logística, na modalidade de educação a distância, para preparar os alunos para gerir projetos logísticos em nível regional ou nacional e permitir, ainda, a reflexão e resolução das adversidades apresentadas em qualquer contexto.

O curso traz a possibilidade de formação superior para profissionais que precisam resolver ou prevenir problemas ambientais com o estudo da logística reversa, tanto nas empresas privadas quanto no setor público. Se alinhando ao crescimento mercantil da área e se colocando em conjunto com o pensamento de sustentabilidade.

COMPARTILHAR