Maio Amarelo: mês dedicado à conscientização de um trânsito mais seguro

A campanha Maio Amarelo chega ao seu quinto ano de luta pela prevenção de acidentes de trânsito, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O movimento propõe atitudes conscientes aos condutores e pedestres.

A Unisul, juntamente com o curso de Segurança no Trânsito, apoia o movimento e realizará uma série de eventos  durante este mês.

Confira a programação

17/05 às 10h30
DIA D – dia de conscientização para um trânsito mais seguro
O movimento será marcado pela integração dos colaboradores com um registro fotográfico. Esta ação, no Campus Grande Florianópolis, ocorreu no dia 10 de maio.
Local: Unisul Campus Tubarão, Jardim do prédio sede

21/05 às 20 horas
Seminário: Prevenção em deslocamentos
Tema: A necessidade das pessoas que utilizam o trânsito se conscientizarem da responsabilidade de seu comportamento, agindo preventivamente para evitar a ocorrência de acidentes de trânsito.
Palestrantes: Carlos Magno da Cruz Junior – Superintendente da Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina; Sérgio Rafael Melati – Chefe do grupo de Educação para o Trânsito e Cidadania da PRF em SC; Claudio Böing – professor do Curso de Segurança no Trânsito/Unisul; José Onildo Truppel – coordenador do curso de Segurança no Trânsito/Unisul.
Local: Unisul Unidade Florianópolis Dib Mussi – com transmissão ao vivo pelo YouTube
O evento é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição.

26/05 às 9 horas
Os Polos da Unisul de todo o Brasil se engajarão na Campanha, sendo decorados e os coordenadores terão a oportunidade de registrar a mobilização, cujas imagens serão encaminhadas para posterior divulgação do evento, confirmando o compromisso da Universidade com a Campanha Maio Amarelo.
Local: Polos da UnisulVirtual de todo Brasil

Saiba mais sobre o Maio Amarelo:
O Movimento surgiu após a divulgação do documento elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu a “Década das Ações para a Segurança no Trânsito”, por meio de uma resolução que compreende o período de 2011 a 2020, baseada no estudo feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O estudo contabilizou no ano de 2009 cerca de 1,3 milhão de vítimas fatais em acidentes de trânsito em 178 países, sendo que o Brasil ocupa a 4ª posição no ranking. Saiba mais sobre a proposta de 2018 “Nós Somos o Trânsito”.

Na edição deste ano, o tema “Nós somos o trânsito”, chama a atenção para a  responsabilidade viária de forma a reduzir o número de vítimas em acidentes de trânsito, uma vez que 90% das causas se devem a falha humana.

“A cada ano o Maio Amarelo adota temas de impacto, devido ao crescente número de acidentes e a irresponsabilidade dos usuários das vias causar muitas vítimas. Cada um de nós faz parte desse grande espaço chamado trânsito e o nosso comportamento se reflete nos demais usuários”, enfatiza o professor José Onildo Truppel Filho, coordenador do curso de Segurança no Trânsito.

COMPARTILHAR