Marketing aparece entre as carreiras mais promissoras nos próximos anos

A carreira de marketing está em alta e segue entre as mais promissoras para os próximos anos segundo as principais consultorias de recrutamento. O termo marketing surgiu no pós-guerra na década de 1950 quando o cliente passou a ter maior poder de escolha com o avanço da industrialização que aumentou as disputas de mercado pelas empresas. Consequentemente os processos passaram a receber estratégias para manter a oferta de produtos e serviços que chegam ao consumidor.

Quem é o profissional de marketing?

O perfil do profissional de marketing é bem específico, são pessoas curiosas, comunicativas, com facilidade em interações, perfil analítico e gostar de atualidades. Entre suas atribuições é necessário conhecer e identificar os perfis de clientes e produtos, além de analisar as nuances mercado para tentar achar a melhor forma de atender as demandas.

Uma atividade essencial do profissional de marketing é o estudo de mercado, mas sempre focado em compreender a mente do consumidor, explica o professor Luiz Alberto Cordiolli, coordenador do curso superior de Marketing a distância e da pós-graduação presencial em Marketing Estratégico da Unisul. “Um dos maiores desafios do setor é entender o mercado, manter-se atualizado no mundo em que vivemos hoje. Apesar da crise nas agências físicas, muitas alcançam sobrevida e um fôlego novo quando caminham junto às mudanças. Por isso fomentar e enriquecer a área com informações para identificar o público-alvo e desenvolver as campanhas”.

O professor Cordiolli ainda considera que as transformações têm saldo positivo para esse ramo. “É benéfico. Todas as empresas estão se adequando, estão migrando para o campo virtual. Hoje em dia, a empresa que não se atualiza, que não está online, que não conversa com o cliente, ela tende a desaparecer”, complementa.

Marketing na Unisul

O curso de graduação em Marketing é ofertado desde 2007 nas modalidades presencial e a distância da Unisul, sendo o único da região focado na formação integral de um profissional de marketing, destinando horas exclusivas para o desenvolvimento de aptidões específicas da área. Já a pós-graduação em Marketing Estratégico, vem desde 2006 e se encaminha para 11ª turma, com algumas vagas em aberto para ingresso neste semestre.