Medicina da Unisul é o melhor curso do Estado e está entre os melhores do Brasil

O curso de Medicina da Unisul Unidade Pedra Branca, além de ser o mais procurado de Santa Catarina, mais uma vez foi um dos destaques da Unisul no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), com a nota 4. Esse resultado comprova que o Curso é o melhor do Estado de Santa Catarina e está entre os melhores do Brasil.

De acordo com o professor João Ghizzo, coordenador do curso de Medicina, para chegar aos índices do Conceito Preliminar de Curso (CPC) são avaliados os seguintes itens: desempenho do estudante (nota dos conceitos do Enade e nota de indicadores) que somam 55%; corpo docente (nota da quantidade de professores mestres e doutores e regime de trabalho) que somam 30%; e a percepção do aluno (nota de como o aluno percebe o curso e a nota referente à didática pedagógica, infraestrutura e instalações e as oportunidades de ampliação da formação) que somam 15% restantes.

O coordenador ainda ressalta que o sucesso desse resultado é atribuído em primeira instância à Unisul, aos professores e alunos. “Se não fosse a dedicação dos professores na orientação dos alunos e a vontade destes alunos em aprender, com certeza nós não teríamos o sucesso que tivemos”, destaca.

João comemora o resultado e ressalta a responsabilidade do trabalho. “Não basta apenas dizermos que tiramos nota 4 no Enade, nós temos que saber por que tiramos essa nota e daqui para frente trabalhar para sempre melhorar ainda mais. Eu tenho uma satisfação pessoal muito grande de ter coordenado todo este sistema e ter chegado ao nível de melhor de Santa Catarina, é um orgulho e também muita responsabilidade, pois daqui para frente não podemos baixar e sim devemos aumentar. Pretendo motivar os alunos que vão fazer o Enade, eles estão na 8ª e 9ª fase. Vamos mostrar para eles o que são esses índices para que fiquem a par de como funciona e tentar mostra a responsabilidade que eles têm em relação a estes conceitos”, acrescenta.

O curso de Medicina da Unisul Unidade Pedra Branca foi criado em 2006, atualmente realiza mais de 50 mil atendimentos à comunidade por ano, através de consultas, procedimentos e exames. Atende 32 especialidades, as principais são: cardiologia, pneumologia, nefrologia, urologia, dermatologia, endocrinologia, geriatria e alergia. O curso oportuniza aos alunos aulas teóricas e práticas, onde o aluno possa a ter contato direto com os pacientes, sempre acompanhado de professores. O curso presta atendimentos na Policlínica e Palhoça, na Policlínica de São José, no Hospital Regional, no Hospital Governador Celso Ramos, no Hospital Infantil Joana de Gusmão e no Hospital Florianópolis.