Médico Veterinário: uma profissão em constante evolução

Ao longo dos 50 anos de regulamentação da profissão, médicos-veterinários trabalham para manter a vida e o equilíbrio do planeta. Reconhecidos por cuidar da saúde dos animais, eles vão além, trabalham para manter a saúde animal, humana e do planeta, a chamada Saúde Única.

Nesse ano de 2020, vivemos algo nunca imaginado pela nossa geração, uma pandemia mundial decorrente de um vírus chamado Covid-19, popularmente Coronavírus. Os Médicos Veterinários prontamente se solidarizaram e se disponibilizaram para ajudar no combate ao tratamento à Covid-19. Com atuação hoje em mais de 80 áreas, a profissão tem sua contribuição também na parte econômica e social do país.

O médico veterinário é reconhecido por estudar, trabalhar e trazer melhorias em muitas áreas, como na produção de alimentos e melhoramento genético dos animais, otimizando assim o desenvolvimento de várias cadeias produtivas do país. Os médicos veterinários que atuam na área da docência, tem a missão de trabalhar na qualidade do curso e da formação desses novos profissionais, como também prepará-los para atuar na saúde pública formando assim um profissional integrado na Saúde Única, já que tudo está interligado.

Ao longo de 17 anos de profissão e 13 anos de docência no curso de Medicina Veterinária da Unisul, tenho muito orgulho em fazer parte da história de centenas de alunos que passam pelo famoso laboratório de anatomia veterinária. Vivenciar o brilho nos olhos dos alunos de primeiros anos, testemunhar a garra, evolução e inovação dos egressos, prestes a conquistar seu espaço no mercado de trabalho. É realmente de encher o coração de esperança por gerações melhores, encorajadas e comprometidas a estudar e trabalhar para um mundo melhor. “ O conhecimento é a moeda do século XXI”.

Fernando Garbelotti
Coordenador do Curso de Medicina Veterinária – UNISUL