Mercado da aviação valoriza profissional graduado para suprir demandas

A aviação está entre os setores que mais tem movimentado e contribuído neste processo de recuperação econômica que o Brasil atravessa. A demanda por voo doméstico cresceu cerca de 7% de 2014 para cá, efeito considerado positivo pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e tudo leva a crer que até 2030 o Brasil ocupe a quinta posição no mercado mundial de transporte aéreo.

A posição neste cenário aponta também para as oportunidades no mercado de trabalho carente de profissionais capacitados para atuar em âmbito técnico, gerencial e de segurança operacional no setor aéreo.

Além disso, a média de licenciamento de novos pilotos comerciais e de linhas aéreas tem se mostrado insuficiente para atender à incorporação de novas aeronaves pelas companhias aéreas e a crescente demanda por novos voos. Com a qualificação necessária, será possível solucionar os problemas enfrentados pela aviação civil brasileira, que poderá sofrer reflexos no futuro.

O curso de Ciências Aeronáuticas

Em função da crescente automação dos equipamentos e da carência de gestores com capacidade para atuar em diversas áreas, as empresas aéreas elevaram o nível de exigência na contratação de recursos humanos, dando preferência à formação em nível superior em Ciências Aeronáuticas.

A qualificação profissional para pilotos de aeronaves demanda instrução teórica e prática. A instrução teórica é ministrada pela UnisulVirtual, entretanto a fase prática deverá ser realizada à parte, uma vez que a atividade do voo não está incluída na formação acadêmica, devendo cada estudante escolher a escola de aviação que mais lhe convier, a fim de atender aos requisitos necessários para as habilitações pertinentes a sua carreira profissional.

O curso de Ciências Aeronáuticas tem como público alvo aqueles candidatos que desejam seguir a carreira de piloto de aeronaves ou que objetivam atuar profissionalmente na área de gestão de aviação civil. Para tanto, segue duas Linhas de Formação, consolidadas em duas habilitações: Piloto de Linha Aérea (PLA) e Gestão de Aviação Civil (GAC).

Formação como Piloto de Linha Aérea ou Gestão de Aviação Civil?

Ao final do 4º semestre do Curso, o estudante fará a opção pela formação na habilitação Piloto de Linha Aérea ou Gestão de Aviação Civil, tendo em vista que, até essa fase, todas disciplinas cursadas são comuns às duas habilitações. Ou seja, ele fará a opção depois de ter cursado todas as disciplinas do 1º, 2º, 3º e 4º semestres. Durante esse período (02 anos), o estudante que pretende optar pela habilitação PLA terá uma boa noção se conseguirá ou não atender aos requisitos para colação de grau (possuir a licença de PC, Multi, IFR). Em caso negativo, poderá optar pela habilitação GAC e após concluir as 08 disciplinas restantes receberá o seu Diploma de Bacharel em Ciências Aeronáuticas.

Assim, o candidato que não desejar seguir a carreira de piloto de aeronaves poderá inscrever-se normalmente para o Processo Seletivo, pois a habilitação GAC não exige o cumprimento de requisitos de horas de voo, nem de licenças e habilitações técnicas, para obtenção do diploma de Bacharel em Ciências Aeronáuticas.

Por sua vez, o estudante que optar pela habilitação PLA deverá apresentar à UnisulVirtual, até o final do Curso, a licença de Piloto Comercial e os Certificados de Habilitações Técnicas de Voo por Instrumentos e Multimotores (PC, Multi, IFR).

Extraordinário Aproveitamento de Estudos para quem possui CHT de PC ou CHT de PLA

Os que possuem o CHT de PC (Avião ou Helicóptero) poderão validar as seguintes disciplinas:  Regulamento de Tráfego Aéreo e Comunicações Aeronáuticas; Navegação Aérea; Meteorologia; Princípios, Performance e Planejamento de Voo.

Os que possuem o CHT de PLA (Avião ou Helicóptero) poderão validar as seguintes disciplinas: Conhecimento Geral das Aeronaves (Asas Fixas); Conhecimento Geral dos Helicópteros; Regulamento de Tráfego Aéreo e Comunicações Aeronáuticas; Navegação Aérea; Meteorologia; Princípios, Performance e Planejamento de Voo; Motores de Aviação Convencionais e a Reação; Emergência e Sobrevivência (Selva e Mar).

Com relação aos componentes curriculares Inglês Aplicado à Aviação I e Inglês Aplicado à Aviação II, o Extraordinário Aproveitamento de Estudos ocorrerá mediante comprovação do nível do Inglês ICAO 4 no CHT de PC ou PLA.  Para validar, ainda, os componentes curriculares Inglês Aplicado à Aviação III e Inglês Aplicado à Aviação IV, deverá ser comprovado o nível do Inglês ICAO maior ou igual a 5 no CHT de PC ou PLA.

O EaD da Unisul

A UnisulVirtual investe na autonomia e flexibilidade de horários, dispõe da metodologia referência no EaD, na qual os estudantes acessam online materiais didáticos para cada disciplina, interagem com colegas e professores e realizam atividades do Curso; com avaliações presenciais periódicas no polo presencial de sua escolha.  Os professores são profissionais atuantes e experientes na área, para proporcionar o ensino de qualidade e a melhor vivência durante a graduação.

Para dar continuidade à qualificação profissional, o curso de pós-graduação em Gestão e Direito Aeronáutico oferece formação específica na área jurídica, com aprimoramento das principais habilidades gerenciais, relacionadas com a área da aviação civil.