Carreira: moda consciente e o papel do personal shopper

Com o crescimento da preocupação com a moda consciente, profissionais e estabelecimentos precisam se reinventar a cada dia. Uma solução que muitos estão encontrando para auxiliar cada vez mais no consumo consciente é o personal shopper, um profissional especializado em compras inteligentes. Sua principal função é orientar o consumidor, de acordo com seu estilo e biotipo pessoal.

Para quem contrata esse profissional os benefícios são muitos, mas, o principal, é a facilidade que traz para a vida do cliente. “O personal shopper indica marcas e lojas que melhor combinam com a identidade e planeja o melhor custo benefício de acordo com o orçamento disponível”, explica a professora do curso de Design de Moda da Unisul, Suellen Cristina Vieira.

Quem pode contratar um personal shopper?

O serviço de personal shopper é para todos aqueles que desejam uma orientação personalizada de acordo com seu estilo e preferência. Porém, como explica a professora da Unisul, algumas ocasiões especiais ganham destaque. “Compras de enxoval de bebê, roupas para eventos, festas, casamentos, mudança de cargo empresarial e até mesmo na hora de presentear alguém”.

O que é necessário para ser um personal shopper?

A primeira qualidade para ser um personal shopper é gostar de lidar com pessoas, já que é por meio de conversas e informações que o profissional desenvolve grande parte do trabalho. Outra característica importante é saber respeitar o gosto do cliente. “É essencial saber colocar-se no lugar do cliente, entender seus gostos, desejos e buscar sempre respeitá-los, pois o papel do personal é sugerir e não impor”, enfatiza Suellen.

Além disso, a pessoa interessada em se tornar um personal shopper precisa ser curiosa e estar sempre por dentro das novidades e tendências. Também é importante ter um repertório de lojas e marcas para orientação do cliente também é necessário. Assim como o mundo da moda muda constantemente, o personal shopper também precisa estar atento às mudanças, realizando cursos e workshops para atualização.

COMPARTILHAR