Moda se inspira na história de Tubarão

Todos os semestres o curso de Design de Moda da Unisul realiza um desfile para apresentar o trabalho realizado ao longo dos meses. Na primeira edição de 2019, o evento tem como tema principal a cultura local. O desfile acontece no dia 28 de junho, a partir das 19h30min, no Espaço Integrado de Artes (EIA) da Unisul, Campus Tubarão. A entrada é gratuita e o evento aberto ao público.

Os estudantes da primeira fase receberam o desafio de produzir tops conceituais abordando a macrotendência afeto por meio das obras do artista tubaronense Willy Zumblick. Já os acadêmicos do terceiro semestre criaram coleções de uniformes para empresas da região, tendo em vista a macrotendência empatia. E a quinta fase realizou um trabalho autoral, com base na história de Tubarão, abordando a macrotendência indignação.

O rio Tubarão como fonte de inspiração

A estudante do quinto semestre, Karoline Corrêa Flores Vargas, retirou das águas do rio Tubarão a inspiração para a sua coleção autoral. Ela escolheu a poluição e os danos causados ao rio até os dias atuais para a criação das peças. A estudante também se preocupou com a questão ambiental e priorizou a sustentabilidade na produção dos looks. Para isso, ela reutilizou restos de jeans.

O trabalho de criação é intenso e necessita de muita dedicação dos acadêmicos. “Nós desenvolvemos pesquisas, painéis, escolhemos o segmento da coleção, o briefing com todos os elementos e cores que estarão presentes. Com toda a pesquisa encaminhada, começamos a desenvolver os desenhos. Não é algo que surge do nada. Precisamos de todo um embasamento de pesquisas”, explica a estudante.

Oportunidades

Segundo a coordenadora do curso de Design de Moda da Unisul, Deisy D’Aquino Claudio, o desfile de moda é a oportunidade que muitos estudantes têm para mostrar seu trabalho. “Para o desfile nós convidamos empresários da região, blogueiros e digitais influencers, pessoas que são importantes no mundo da moda aqui na região. Os estudantes então têm o contato com essas pessoas desde o primeiro semestre”, comenta. “O evento é importante, pois cria maior visibilidade e maior aproximação dos alunos com o mercado de trabalho. É onde podemos expor nossas peças, que serão visualizadas por muitas empresas da região”, complementa Karoline.

Parceria

O curso de Design de Moda da Unisul também conta com a parceria com a Santana Textiles, uma empresa de jeans que promove a sustentabilidade. O empreendimento está patrocinando o uniforme dos estudantes para o desfile.

O Grupo Santana Textiles ocupa posição de destaque entre as indústrias do setor têxtil e consolida sua expertise na fabricação e no desenvolvimento de tecidos denim básicos, diferenciados e inovadores.

COMPARTILHAR