Unisul emite Comunicado Oficial sobre o Coronavírus – COVID-19

A Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul atenta à situação de pandemia do novo Coronavírus toma medidas de proteção, segurança e saúde de toda a sua comunidade acadêmica. Foi criado um Comitê de Acompanhamento e Prevenção com integrantes da reitoria, dos campi e profissionais dos cursos da saúde, para determinar as medidas necessárias.

Esta comissão está atenta às recomendações das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, bem como do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde quanto ao cuidado e prevenção da doença em seus estudantes, professores e colaboradores.

ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
A Unisul informa que até o momento entende não haver necessidade de suspensão das aulas. As notícias sobre a situação estão sendo acompanhadas pelo já mencionado Comitê e caso tenhamos orientações diferentes das autoridades da Saúde, serão repassadas de imediato.

A partir de segunda-feira, 16 de março, estão suspensas atividades que trazem aglomeração de pessoas como palestras, seminários, reuniões e outras situações semelhantes. Eventos como formatura terão orientações específicas, discutidas com as comissões de formatura e encaminhadas aos formandos.

SINTOMAS E O QUE FAZER
Os sintomas iniciais são semelhantes aos de uma gripe: febre, tosse, dor de garganta, coriza. Procure um agente de saúde e evite transitar ou permanecer em locais fechados e com muitas pessoas.

REGRESSO DE VIAGENS
Professores, estudantes e colaboradores que tenham retornado de viagem de países ou locais onde há casos confirmados ou suspeitos de COVID-19, devem procurar uma unidade de saúde para os devidos exames antes de iniciarem suas atividades acadêmicas ou laborais.

COMO SE PREVENIR
– Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
– Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
– Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas.
– Evite aglomerações se estiver doente.
– Mantenha os ambientes bem ventilados.
– Não compartilhar copos, alimentos, pratos, talheres, garrafas de água, etc.
– Evite cumprimentos com proximidade física.

Novos comunicados serão emitidos, a partir de orientações das autoridades da área da saúde. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos.

Comitê Unisul de Acompanhamento e Prevenção