Unisul institui normas de segurança da informação

Para possibilitar o gerenciamento da segurança e estabelecer regras e padrões para proteção das informações da Unisul, foi instituída a Resolução GR Nº 222/2017, que dispõe sobre a segurança de informações na Unisul e garante a integridade, confidencialidade e disponibilidade das informações nos moldes da Lei 12.965/14 (Marco civil da internet) e ISO 27002:2013, com intuito que ambas sejam respeitadas por seus usuários: estudantes, professores e funcionários, assim como, parceiros contratados, terceiros existentes de qualquer pessoa, instituição ou empresa.

Vale ressaltar que o Marco civil da internet é a lei que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil. Ela determina quais são as diretrizes para essa atuação na União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Em consonância, a ISO 27002:2013 fornece as diretrizes para os padrões de segurança da informação organizacional e práticas do gerenciamento de segurança da informação, incluindo a seleção, implementação e gerenciamento de controles, levando em consideração os ambientes de risco de segurança da informação.

A Resolução tem por objetivo garantir que a informação e os recursos tecnológicos sejam utilizados de maneira adequada, permitindo a autonomia da instituição e a adequando às leis e boas práticas já existentes. Ficando ao encargo da Pró-reitoria de Administração e Serviços Acadêmicos (Pró-ASA), por intermédio da Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (GPTI), gerenciar, manter, auditar e comunicar a segurança de informação na Unisul.

Confira as instruções normativas vigentes:

Instrução Normativa Pró-ASA Nº 3/2017: política de uso de e-mails corporativos
Instrução Normativa Pró-ASA Nº 4/2017: política de senhas
Instrução Normativa Pró-ASA Nº 5/2017: política de uso de computadores, rede de dados e internet

Resolução GR Nº 222/2017, de 28 de setembro de 2017: