Nutrição discutiu temas inovadores em Semana Temática

Ysttéphani Sinhorini
Repórter estagiária jornal Unisul Hoje

O curso de Nutrição promove a 12ª Semana Temática de Nutrição até essa quarta-feira, 5 de outubro, na Unidade Pedra Branca. O evento oferece diversas palestras com assuntos atuais da área de Nutrição. No primeiro dia, duas nutricionistas trataram de Compras Sustentáveis e Alimentação Complementar. Também foram abordados os açúcares, cirurgia bariátrica e autismo.

A nutricionista Suellen Secchi Martinelli tratou das Compras Sustentáveis principalmente por unidades de alimentação e nutrição, como restaurantes. “Então a gente tem muitos estudos que recomendam a forma como essas compras devem ser realizadas. Entre as recomendações estão alimentos orgânicos, não transgênicos, com sistema de produção agroecológico, agroflorestal, e em relação à produção de animais também. A produção certificada, rastreável, além de várias coisas que trazem um pouco mais de sustentabilidade para os restaurantes”, contextualizou.

A alimentação complementar do bebê e os principais aspectos nutricionais que envolvem a sua saúde antes, durante e depois de começar a comer foram os principais tópicos abordados pela nutricionista Ana Maria Rubik. “A ideia hoje é que a introdução alimentar e a alimentação da criança já começa antes mesmo desses pais engravidarem. Então, na verdade, é o começo de tudo. Acho que a importância de mostrar isso para os alunos é juntamente abrir os olhos deles para um outro nicho da Nutrição”, direcionou.

Para a coordenadora do curso de Nutrição da Unidade Pedra Branca, professora Ana Paula Ferreira da Silva, o evento é importante para integração entre os alunos de diversas fases. “Então a gente está trazendo essas temáticas que são bem atuais para a Nutrição e o objetivo é que o evento possa ser um espaço para fomentar nos alunos novas discussões e interesse por novas temáticas”, disse.

A Semana Temática de Nutrição tratou também de Marketing e Ética profissional, com a nutricionista Letícia Zago. De Açúcares de Adição: definições, implicações à saúde e uso em alimentos industrializados, com a nutricionista Tailane Scapin. De Acompanhamento nutricional em cirurgia bariátrica: pré e pós operatório, com a nutricionista Ethiene da Silva Fontoura. E do Papel da nutrição no tratamento do autismo, com a nutricionista Maria Rosa Etcheverry C. Rodrigues.