O Dia da Matemática e o professor universitário

Atualmente existem muitas empresas que fazem projeções relacionadas com carreiras, empregos e profissões. Há uma variação na escolha das variáveis envolvidas nas pesquisas realizadas, em função do foco da pesquisa, como por exemplo, foco na empregabilidade, na oferta de cursos nas universidades, no mercado de trabalho, etc.

Uma das pesquisas consideradas como interessantes e bem conceituadas no mundo, apesar de apresentar dados relacionados com os Estados Unidos, são as realizadas pela STEM Education Coalition. A atuação está contextualizada com as ciências, matemática, engenharia e tecnologia.

Destacamos aqui a pesquisa publicada recentemente no site da STEM, destacando que dentre os 10 melhores empregos do mundo, tem-se o destaque da MATEMÁTICA, pois 4 profissões requerem conhecimentos de matemática. Para esta pesquisa foram consideradas as variáveis quantitativas: Crescimento projetado e Salário e as variáveis qualitativas: Ambiente de Trabalho e índice de estresse.

Vejam os 10 melhores empregos, colocados em ordem de classificação: (1) Estatística; (2) Gerente de serviços médicos; (3) Analista de pesquisa de operações; (4) Analista de Segurança da Informação; (5) Cientista de dados; (6) Professor Universitário; (7) Matemático; (8) Engenharia de Software; (9) Terapeuta ocupacional; (10) Fonoaudiólogo.

Se considerarmos apenas o percentual do crescimento projetado, o Matemático fica colocado na quinta colocação; o Estatístico que atua em uma área afim da matemática fica na liderança absoluta.

No Brasil, numa pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), tem-se o ranking multivariado de carreiras universitárias e mercado de trabalho, no qual o matemático se destaca dentre 50 outras profissões, ocupando a oitava posição. Dentre os dez primeiros, tem-se profissões que tem como base a matemática, como engenharias e a estatística.

Como coordenadora do Curso de Matemática – Bacharelado, que tem o foco na formação inicial do Professor Universitário e do Matemático, cabe deixar aqui o registro para os nossos atuais estudantes matriculados a informação de que a nossa Comunidade Virtual do Curso de Matemática Bacharelado está no caminho certo.

Para aqueles que gostam de matemática ou já atuam em áreas afins da matemática, cabe aqui o convite para conhecer o nosso curso que tem uma proposta interdisciplinar, cujos focos abrangem outras áreas com bom índice de empregabilidade: Engenharia, Contexto Econômico Financeiro, Física e Meio ambiente e Sustentabilidade.

Faça parte da nossa Comunidade Virtual do Curso de Matemática – Bacharelado!

Profa. Diva Marília Flemming