O papel do Sistema Confea/Crea e Mútua para exercer a profissão

A assessora de apoio as instituições de ensino do CREA-SC, Engenheira Civil, Caroline Burtet, esteve na Unisul, Unidade Florianópolis, no dia 25/02, para explicar sobre o Sistema Confea/Crea e Mútua. Caroline falou para cerca de 60 estudantes sobre responsabilidade, ética, atribuição e legislação profissional e importância do registro junto ao CREA-SC. Estiveram na palestra acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Produção Mecânica, Ambiental e Sanitária e Geografia da Unisul, da UFSC, da UDESC e IESGF.

“É muito importante que os futuros profissionais entendam sobre sistema ao qual eles farão parte e sobre as entidades parceiras. O jovem sai das instituições de ensino sem saber que ele tem obrigatoriedade de estar registrado em um conselho para exercer a profissão. Existem questão que eles precisam saber sobre legislação, exercício ético responsável e a valorização da profissão da classe da engenharia em si”.

A palestrante destacou a importância de os conselhos estares dentro das instituições de ensino e também lembrou aos estudantes que eles têm direito ao benefício de 90% da primeira anuidade profissional. Os estudantes contribuíram com um quilo de alimento não perecível que será doado ao projeto social Novo Alvorecer, que auxilia crianças carentes por meio da arte e da música, que é mantida pela cooperativa de crédito do sistema.