O planejamento estratégico garante resultados satisfatórios

A palestra realizada na Unisul, com o professor Valdemir Neri, da FranKlinCovey, campus Tubarão e Grande Florianópolis, Unidade Dib Mussi, abordou o tema Alta Performance na Turbulência e promoveu a reflexão do movimento em torno na produtividade aliada a inovação para sobreviver à crise.

Sabe-se que o planejamento estratégico e de execução devem estar alinhados para o sucesso das organizações, a FranklinCovey trabalha com esse foco. Agora, sua preocupação está em atender a um patamar acima desse, que consiste em executar esse plano junto as empresas para atingir a excelência, como fala professor Neri. “O desafio, está em você pegar esse grande planejamento e aplica-lo em todos os níveis da organização para que todos estejam focados e direcionados para a mesma estratégia. Esse é o grande desafio atual e que existe nas organizações no mundo inteiro. Inclusive empresas de grande excelência também estão trabalhando nessa linha. Então a importância que eu vejo é a seguinte: é a organização ter uma metodologia que ajude ela a obter resultados intencionais e com plano de execução para que essa estratégia seja realmente efetivada. Fazer esse link entre a execução e a estratégia”.

Ao falar sobre os resultados sustentáveis, ele explica que refere-se a algo que é planejado, sem oscilações e que pode ser controlado, seja do ponto de vista organizacional também, do próprio profissional. “Na palestra me referi e refiro sempre aos resultados sustentáveis também da pessoa. Essa mesma oscilação pode ocorrer na vida do profissional. Seja por motivos psicológicos, sociais, inter-relacionais, familiares, financeiros, o que o leva a oscilar e faz com que o indivíduo tenha muito forte. Quando o indivíduo tem uma oscilação muito forte, ele não está em estado de equilíbrio, o que impede de produzir resultados sustentáveis. Hoje o planejamento nas culturas mudou. Hoje se preocupam com a vida do colaborador, pois foi comprovado cientificamente que a vida pessoal interfere sim no rendimento profissional”.

Valdemir Neri ainda diz que quando a organização apoia o equilíbrio, ela tem pessoas mais felizes e consequentemente trarão melhores resultados. Aumenta a produtividade e percebe-se que as empresas estão mais preocupadas com em lidar com o equilíbrio das pessoas. “Quando a oscilação é muito intensa e constante, corre o risco de a empresa ter problemas seríssimos. Então quando falamos de resultados sustentáveis, tentamos minimizar o máximo possível dessa oscilação, margens, reservas financeiras que permitem em poucos momentos de queda não ter problemas mais graves. O mesmo em termos de estoque e produção de qualidade, para que essa oscilação seja a menor possível”.

A FranklinCovey trabalha com diversas ferramentas e de modo geral, sua atenção parte de três níveis: mentalidade, habilidades e ferramentas como destaca Neri. “A mentalidade do gestor e processos da organização, para depois a maneira como  ele vê que irá determinar o modo de atuação. Os dois primeiros níveis determinarão quais as ferramentas serão utilizadas. Nós levamos os executivos a refletirem sobre a maneira que fazem a gestão e liderança, que resultados pretendem alcançar, para que a partir daí se estabeleçam as ferramentas farão sentido no contexto dele”.

Para finalizar, professor Neri, diz que no Brasil há empresas que se destacam, mas ainda não proporcionalmente como em tantos outros países, mas a saída está na inovação. “Eu acredito que a mentalidade brasileira, união entre empresas e universidades, precisam praticar mais juntas em prol da inovação. O Brasil atua pouco nessa área em relação aos demais países. E a inovação precisa se intensificar na própria cultura”.

 

COMPARTILHAR