O que é necessário saber para exportar?

Conhecer as rotinas e os procedimentos de exportação é fundamental para quem pretende exportar. É necessário conhecer quais a normas e impostos que se aplicam, assim como conhecer a rotina que permite auxiliar na formação do preço de um produto a ser exportado, emitir notas fiscais, fazer operações de crédito, encaminhar o produto para desembaraço aduaneiro e demais procedimentos.

O que é preciso para exportar?

Para conseguir fazer transações de exportações é necessário o Registro de Exportadores e Importadores. Ele pode ser realizado no momento da primeira operação de exportação automaticamente. As pessoas físicas somente poderão exportar mercadorias que não tenham como finalidade o comércio. Há exceções para: agricultor ou pecuarista, registrado no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), e artesão, artista ou assemelhado registrado em órgão específico como profissional autônomo.

Conheça os aspectos gerais sobre rotinas e procedimentos de exportação que devem ser considerados por uma empresa na exportação de seus produtos, como para que servem os incoterms, como se forma o preço de exportação; as questões ligadas à logistica; para que serve o siscomex e, ainda, o que é o despacho aduaneiro, em Mercado em Foco

COMPARTILHAR