Oficina de informática beneficia migrantes e refugiados

Com o foco nas questões de inserção social e integração de migrantes na região de Tubarão, estão abertas as inscrições para a Oficina de Informática para Migrantes e Refugiados. O curso é promovido pelo Projeto de Inclusão Digital da Unisul em parceria com o Projeto Acolhida ao Migrante, também da Universidade.

As aulas acontecerão todas as quartas-feiras, e iniciam no próximo dia 12 de setembro. Os encontros serão no Laboratório de Multimídia 03, do Bloco Pedagógico, no Campus Tubarão, das 16h45min às 18h30min. O curso é totalmente gratuito e os participantes recebem certificação ao final da oficina, que tem duração até o dia 28 de novembro.

Segundo a coordenadora do Projeto Acolhida ao Migrante, Carla Borba, o curso vem ao encontro da essência da Unisul, que é ser uma Universidade comunitária. “Quando pensamos na migração, nas questões que envolvem a inserção social do migrante na comunidade que o recebe, uma dos temas centrais é o acesso ao trabalho e geração de renda”, comenta.

O projeto será fomentado pelo Artigo 171 – Pesquisa e Extensão. Com isto, será possível a participação de duas acadêmicas bolsistas, que ministrarão as aulas, e também acadêmicos voluntários. Para a coordenadora do Projeto de Inclusão Digital da Unisul, Silvana Dal Bó, os conteúdos das aulas serão diferenciados, voltados para a inclusão dos migrantes no mercado de trabalho. “É um projeto de pesquisa e extensão, que tem um conteúdo diferenciado, que pretende melhorar a qualidade de vida, a empregabilidade e a colocação do migrante no mercado de trabalho. Abordaremos questões voltadas a esse mundo”, afirma.

Mais informações pelo acolhidaaomigrante@gmail.com ou pelo WhatsApp (48) 99906-2002

O Acolhida

O Projeto Acolhida ao Migrante, criado em 2014, visa auxiliar migrantes internacionais ou refugiados residentes na nossa região em questões que envolvem inserção social, integração cultural, dentro de um viés de emancipação humana. A iniciativa surgiu no Curso de Relações Internacionais da Unisul.

É um projeto que envolve professores, alunos e comunidade externa, através de diversas parcerias, e desenvolve atividades ligadas ao mundo do trabalho, assessoria jurídica, assessoria na área da saúde, atividades de integração cultural e desportivas. Aula de Língua Portuguesa para os migrantes é a atividade central do Projeto.

Projeto de Inclusão Digital

O projeto que deu origem ao Projeto Inclusão Digital foi desenvolvido no ano de 2002, parceria CDI/SC e Unisul (Curso de Ciência da Computação) no formato de Programa. Ao longo de sua história, por meio da participação em editais de extensão, vem atuando junto a diferentes públicos – crianças, jovens, adolescentes, agentes comunitárias.

Atualmente, envolvendo os cursos de Ciência da Computação, Engenharia Química, Engenharia Civil, Química e Matemática, atua fortemente com público de idosos, em Parceria com a Fundação Municipal de Assistência Social e o Programa A Escolha Certa. O projeto tem por objetivo promover a reintegração social por meio da alfabetização digital, possibilitando, através da Inclusão Digital, o acesso à leitura e reflexões de temas transversais como: cidadania, meio ambiente, ética, educação, saúde, entre outros, gerando, desta forma, melhorias na qualidade de vida das pessoas atendidas pelo projeto