Os benefícios da educação bilíngue durante a infância

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Brown University e Kings College, nos Estados Unidos, foi observado que crianças entre dois a quatro anos possuem maior predisposição para aprender um novo idioma. Quando a criança inicia uma nova língua, ela passa a estimular funções cognitivas, como o raciocínio, a memória, a criatividade e a fala, o que possibilita a memorização de novos conhecimentos, ou seja, a criança progride mentalmente.

Para incentivar o aprendizado de um novo idioma, o Colégio Dehon desenvolveu um novo projeto em parceria com a Pearson: o Dehon Global School. O programa bilíngue possui duração de cinco horas e meia, que serão distribuídas ao longo da semana, durante o contra turno dos alunos. As turmas terão no máximo 15 estudantes e o programa está com inscrições abertas para os alunos do III Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Para a diretora adjunta do Colégio Dehon, Geruza Umbelina Goulart de Souza, é importante que desde cedo a criança tenha contato com outra língua, além da nativa, para que elas possam perder os receios que acompanham a aprendizagem de um novo idioma. “O estudo de outras línguas possui vários benefícios durante a infância, pois serve para que as crianças não decorem, mas sim compreendam as informações que são repassadas. Desta forma elas conseguem eliminar o bloqueio que as vezes se constrói durante a comunicação, além de instigar o aprendizado ao iniciar uma nova língua”, ressalta.

Outro fator que estimula o aprendizado de um novo idioma, principalmente durante a fase infantil, se refere a agregação de uma educação que envolve aspectos sociais e culturais de uma localidade estrangeira para a criança. Ao aprender uma outra língua torna-se possível promover um contato com costumes e culturas específicas que estão sendo estudadas.

Dehon Global School

As inscrições podem ser realizadas na Secretaria do Colégio Dehon. As aulas estão previstas para iniciarem em 2019.

Confira os dias que acontecem as aulas:

• Segunda-feira: das 10h às 12h ou das 13h30min às 15h30min.
  • Quarta-feira: das 10h às 12h ou das 13h30min às 15h30min.
  • Sexta-feira: das 10h às 11h30min ou das 13h30min às 15h.