Ozires Silva na 1ª ExpoMAIS, evento realizado por IES do Sul de SC

A 1ª ExpoMAIS, realizada nos dias 24 e 25 de outubro na ACIC – Associação Empresarial de Criciúma trouxe para a abertura do evento Ozires Silva, o atual reitor da Unimonte (Universidade de Santos-SP), engenheiro e oficial da Aeronáutica com destaque nacional e internacional pela contribuição no desenvolvimento da produção industrial de aviões no Brasil, através da EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica.

Com a solução para um problema existente; a ausência de transporte aéreo em pequenas cidades; surgiu a ideia que permitiu o nascimento da Embraer. Na época, as estatísticas mundias indicavam que o maior mercado pendia para as pequenas cidades. Foi então que os pesquisadores do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, entre eles Ozires Silva, perguntaram-se sobre a possibilidade de produzir um avião que pudesse ir as pequenas cidades, com aeroportos mais curtos, com aviões mais eficientes, e que contribuir para que elas tivessem transporte aéreo. “O descrédito era geral, o mundo não acreditava que pudesse existir um avião deste tipo, e isso ajudou porque não havia competição. Mas isso só foi possível porque estávamos em um instituto de pesquisa, o que embasava o projeto”, exclama o palestrante.

“Quem está fazendo isso? Ninguém? Como sabem que dará certo?” De acordo com Ozires Silva era o questionamento mais constante.

O evento; promovido através da união, cocriação e integração das sete instituições do Sul de Santa Catarina: Unisul, Unesc, Senac, SATC, Esucri, Senai e Unibave; contou com a parceria da ACIC e do Sebrae/SC e foi concebido pela Gerência de Prospecção Mercadológica da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul Campus Tubarão.

“O evento abre parâmetro para pensar soluções para os problemas regionais, em colaboração. A Unisul, com o ineditismo da proposta, dá exemplo de como contribuir com o sul do estado ao propor que a concorrência dê lugar a um projeto entre as coirmãs, e isso faz da ExpoMAIS uma semente lançada para um futuro próximo”. Paulo Barrios.

1ª ExpoMAIS: a presença da Unisul

Além dos acadêmicos interessados no evento, a Universidade do Sul de Santa Catarina foi representada pelo Reitor da Unisul, Sebastião Salésio Herdt; Vice-Reitor, Mauri Luiz Heerdt; Diretor do Campus Tubarão, Heitor Wensing Júnior; e o Assessor Jurídico da Unisul, Lester Marcantonio Camargo.

“A palestra sintetiza o objetivo do encontro porque integra o conhecimento com a aplicação, ou seja, transformar ideias em projetos concretos, em empresas, resumo da história de vida dele”, aponta o Vice-Reitor, Mauri Luiz Heerdt.

“Acreditar nos nossos talentos é a prova inequívoca que nós podemos mais. Junto com a crença é preciso desenvolver a competência e o trabalho das universidades é a construção permanente de pessoas que tenham competência, que possam enfrentar os desafios. Eu diria que desenvolver talentos é a missão de uma universidade”, afirma o Reitor da Unisul, Sebastião Salésio Herdt.

“A lição de vida do palestrante é bastante motivacional, sobretudo pelo destaque à importância da educação para o empreendimento de projetos de vidas pessoais que transformam a sociedade. Aliás, este evento já faz parte da história e marcará os anos vindouros com outras temáticas, para ajudar a transformar para melhor a vida das pessoas”, enfatiza o Diretor do Campus Tubarão, Heitor Wensing Júnior.

“A história de vida do palestrante é fundamental para qualquer empreendedor. O fato de estar na posição de reitor chama a atenção para a percepção que ele tem sobre o excesso de regulamentação do Estado; porque isso repercute na educação e atrasa o desenvolvimento do país”, destaca o Assessor Jurídico da Unisul, Lester Marcantonio Camargo.

“O evento realizado por sete instituições, em parceria com a ACIC e o Sebrae, impacta o trabalho colaborativo em prol da região, e esse é o grande diferencial do evento, a possibilidade de transformar o mercado. O fato de todas esterem juntas pensando em valorizar a comunidade é um grande avanço. Quando se trabalha em comunhão as coisas tendem a transformar”, enfatiza o Coordenador de Marketing e Publicidade e Propaganda da Faculdade SATC, Gutemberg Alves Geraldes Júnior.

Leia mais: 1ª ExpoMAIS foi lançada oficialmente em coletiva de imprensa

Os eixos Marketing, Administração, Inovação e Sinergia (MAIS) constituem o conceito do evento que trouxe palestras, painéis e oficinas multidisciplinares. A programação soma 58 horas de conhecimento. Martha Gabriel (Marketing), Ozires Silva (Administração), Reinaldo Lorenzon (Inovação), Márcio Schultz (Sinergia) e Delton Batista (MAIS) integram o grupo de palestrantes-âncora nas temáticas componentes do conceito da ExpoMais. “A oportunidade de absorver um pouco do conhecimento transmitido por eles e nas câmaras temáticas pode virar um diferencial competitivo de mercado”, acredita o coordenador regional Sul do Sebrae/SC, Murilo Gelosa.

Conheça outros palestrantes da 1ª ExpoMAIS:

Martha Gabriel – Marketing

Consultora e palestrante nacional e internacional nas áreas Marketing Digital, Inovação e Educação. Autora do best seller “Marketing na Era Digital“. Professora da ESPM, PUC-SP, INSPER (áreas de negócios, economia etc). Premiada três vezes como melhor palestrante em congressos nos EUA.

Reinaldo Lorenzato – Inovação

Diretor-executivo da HP – Hewlett-Packard Enterprise – empresa especializada em tecnologia e equipamentos de informação. Larga experiência em telecomunicações, infraestrutura e implementação de centros de dados, sistemas de comunicação por satélite, redes sem fio e nuvem – nas áreas pública e privada.

Márcio Schultz – Sinergia

Reconhecido pela excelência e qualidade em autoconhecimento na gestão de pessoas. Mais de 20 mil profissionais já passaram por seus programas. As palestras que ministra são dirigidas a gestores e equipes, com vistas a melhor atingirem objetivos.

Delton Batista – MAIS

Executivo da RBS Santa Catarina, com sólida experiência em vendas e marketing, desenvolvimento de negócios e tecnologia. Professor de gestão de negócios, em programas de educação executiva. Autor de ‘Valor na Gestão de Negócios – Propósito e execução para uma área comercial fazer a diferença’.

Confira o que aconteceu na 1ª ExpoMAIS:

No dia 24/10, o LabMAIS: + Marketing – Juliana Ribas Pesserl (Marketing Olfativo); Daniel Padilha (Branding Aplicado a Startup); Andrigo Rodrigues (Pesquisa de Mercado); Bruno Santiago (Marketing de Conteúdo para Pequenas Empresas); + Administração – Maura Regina Mendonça (Empreendedorismo); Eduardo Zeferino Máximo (Gestão da Qualidade); Ricardo Gusmão (Excelência no Atendimento ao Cliente); Tiago Piseta (Propriedade Intelectual); + Inovação – Dreyson Queiroz (Modelo de Negócio); Jan Braun (Co-criação); Igor Drudi e Letícia Zanini (Design Thinking); + Sinergia – Herbert Levy (Resiliência); Felipe Kanarek (Economia / Indústria Colaborativa); Manoel Mendes (Saúde Pessoal e Qualidade de Vida).

Dia 24/10, o DiálogoMAIS: + Marketing (Inbound Marketing) – Vinícius Bandeira, Mayara Rinaldi e Bruno Santiago (Abradi-SC); + Administração (Comportamento do Consumidor) – Lúcia Búrigo, Claiton Pacheco e Claudio Santana Shimoyama; + Inovação (Inovação e Tecnologia) – Rodrigo Brandelero, Silvio Ceroni, Harold Soldatelli, Anselmo Medeiros Marcelino e Leandro Benicá; + Sinergia (Desenvolvimento Regional) – César Smielevski e André Gaidzinski.

Dia 25/10, o CaseMAIS: + Marketing – Renato Mariot Damian e Patrícia Mazon (Vales da Uva Goethe – Progoethe); José Ubaldo pereira Júnior (Dorcas Marketing Digital); Dácio Alexandrino (Empória Branding); + Administração – Otávio Cardoso (TOP WAY); Agenor Daufenbach Junior (Gladius Consultoria e Gestão Empresarial); Jefferson Ricardo de Bem (Betha Sistemas); Marcelo Sandin Boeing (Desafios e benefícios com a utilização do MEG na Filial do FGTS na CAIXA); + Inovação – Nivaldo Volpato (Fumacense Alimentos); Lucas C. Casagrande (Projeto WIT Box); + Sinergia – Sinesio Volpato (Observatório Social); Beto Barata (SINAPRO).

Dia 25/10, o PainelMAIS: + Marketing – Maya Melo (PDV); Ananda Figueiredo Rocha (Psicologia do Consumidor); + Administração – Neusa Tiscoski (Gestão de Conflitos); Alexandre Gaier (Atendimento); Tânia Aquino (Liderança e Gestão de Equipes); + Inovação – Regiane Pupo (Fab Labs); Fernando Zancan (Captura de Carbono e Sustentabilidade); Gustavo Delucca (Big Data e Mobilidade); + Sinergia – Presidente da ACIBAL (BC Criativo – Balneário Camboriú); SICREDI (Cooperativismo).

Texto: Reginaldo Osnildo

COMPARTILHAR