Paixão pela naturologia leva egressa a empreender na área

A naturologia sempre fez parte da vida de Renata Hermes. Desde os quatro anos de idade a pequena “interagente” (como os naturólogos chamam os pacientes) submetia-se a terapias naturais o que contribuiu com a certeza em cursar algo relacionado à área da saúde. Renata decidiu cursar Naturologia na Unisul e após muita dedicação e amor à profissão, agora tem o próprio negócio.

Quando pensava em psicologia e fisioterapia sempre encontrava um “porém” e essas opções que conhecia não a faziam feliz. Foi sua irmã quem lhe apresentou o curso de Naturologia da Unisul e então, Renata pesquisou a respeito e logo se encantou. “Lembro até hoje do dia em que liguei o computador e vi a grade curricular do curso, e não tive nenhuma dúvida que era isso que eu queria”.

Renata é natural do Rio Grande do Sul e veio para Florianópolis por dois motivos: juntar-se à irmã que já residia na cidade e estudar Naturologia. Formou-se em 2009 e começou a trabalhar em uma clínica de naturologia de duas professoras que considera serem pessoas muito especiais em sua vida. Passou sete anos trabalhando em SPA, salões de beleza e consultórios.

Carreira após a graduação

Depois de graduada deparou-se com dificuldades e limitações que serviram de impulso para seu crescimento. “No começo não se tem muita escolha e o processo de fazer de tudo um pouco fortalece nosso poder de decisão. Em 2016, abri meu próprio consultório, uma vontade antiga”, recorda a Naturóloga.

Atualmente em seu próprio consultório, aplica nos interagentes procedimentos que sempre amou fazer, os florais de Bach, aromaterapia e irisdiagnose, muito utilizados para tratamento de desequilíbrios físicos, mentais e emocionais. Renata trabalha junto a naturóloga Lucy Stein, que cuida da parte de massagens e beleza facial.

Além disso, ambas ministram cursos de práticas naturais e em breve, lançarão o primeiro curso online: Básico em Aromaterapia. Renata ainda leciona na escola Natural Chef, onde fala de plantas medicinais e aromaterapia e no Programa Reconectando com o Feminino. A naturóloga também é atuante nas redes sociais, onde compartilha orientações naturológicas com a proposta de educar sobre a saúde.

Renata se considera uma pessoa muito realizada, entretanto as conquistas passam longe do comodismo, palavra que não pretende praticar em sua vida. “Sou muito feliz com o que tenho, com o que faço. Isso é sucesso para mim, esta sensação de satisfação. Hoje posso dizer que a agenda está fechada para novos interagentes e tenho poucos horários para novembro e dezembro desse ano. Tudo isso que está acontecendo é fruto de muito trabalho e de muita ajuda, pois tenho pessoas maravilhosas que me apoiam. Ainda quero chegar mais longe, é aquela coisa: satisfação com o presente, mas sem me acomodar”, destaca.

Entre os planos de Renata estão as especializações para se aperfeiçoar ainda mais e propagar a naturologia. “Tenho dois cursos agendados para este ano e, no momento, estou estudando muito sobre mercado digital. Ainda queremos ampliar o consultório que é maravilhoso, mas já está pequeno e investir em serviços online como cursos, aulas, palestras e mais. O objetivo é levar a naturologia para pessoas que não estão tão perto fisicamente”, fala animada.