Parceria com Cambridge: Estufa hidropônica solar é inaugurada

A Estufa Hidropônica Solar, inaugurada nessa quinta-feira (27), é resultado do projeto de pesquisa e inovação chamado de Bridge, realizado em parceria com a Universidade de Cambridge, do Reino Unido. A estufa é mais sustentável, já que reduz o consumo de água em quase 90%, utiliza energia renovável e limpa e diminui o uso de produtos químicos. A construção terá capacidade para produzir quase três mil pés de alface por mês. Durante a inauguração, os pesquisadores responsáveis ganharam reconhecimento da Universidade de Cambridge.

Segundo o coordenador do Curso de Agronomia, e um dos responsáveis pelo projeto, Celso Albuquerque, a estufa hidropônica solar também será um ambiente de aprendizagem para os estudantes. Além disso, o projeto irá atender a comunidade onde a universidade está inserida. “Uma parte dos alimentos será vendida dentro do próprio Campus. Uma outra parcela será doada para escolas, igrejas, asilo e albergue. A expectativa é que 20% de toda a produção seja destinada para doação”, afirma.

De acordo com o professor Baltazar Guerra, coordenador do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens) da Unisul, a preocupação com o meio ambiente vem crescendo no meio científico. “As pesquisas têm focado muito em como promover segurança alimentar, energética e hídrica. Foi a partir deste enfoque, por meio do Brigde, através do Greens e Cambridge, que o projeto piloto foi criado e está trazendo resultados muito satisfatórios”, comenta.

O futuro da produção

E os projetos não se encerram com a inauguração da estufa hidropônica solar. Segundo o professor Celso, a expectativa é expandir o projeto para outros locais da comunidade. “Estamos estudando o desenvolvimento de um pequeno módulo que prevê a produção de alimentos através do sistema hidropônico solar em locais de difícil acesso, onde exista uma dificuldade para encontrar água, por exemplo”.

Universidades parceiras

O projeto Bridge: Construindo Resiliência em uma Economia Global em Desenvolvimento é um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC) e pelo Fundo Newton, uma iniciativa do governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia. O projeto é liderado pela Universidade de Cambridge (Reino Unido) e pela Unisul (Brasil), e conta com a participação da Radboud University (Holanda), Cambridge Econometrics (Reino Unido) e da The Open University (Reino Unido).

Unisul está entre as melhores do país

A nota máxima, concedida por meio da Portaria 197, publicada no Diário Oficial da União,  no dia 07 de março de 2018, coloca a Unisul entre as melhores Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina e do País, legitima a qualidade dos seus cursos, projetos e serviços ao ser reconhecida como instituição comunitária, que zela constantemente pela comunidade interna e externa, cumprindo seu papel como universidade. Essa forte influência está presente no ambiente acadêmico e na formação dos profissionais, qualificados e conscientes.

Para saber mais sobre os cursos da Unisul

Todas as informações sobre os cursos estão disponíveis no portal Unisul ou com a central de relacionamento pelo 0800 970 7000 ou (48) 3279 1000 para ligações de celular.

Conheça o Curso de Agronomia
o curso é ofertado no período noturno, para possibilitar que os estudantes adquiram mais experiência na área, ao realizar os estágios durante o dia. Com laboratórios modernos e uma fazenda experimental em Braço do Norte, os alunos podem explorar na prática o que aprendem em sala de aula. Mais informações no site da Unisul.