Pastoral Universitária desenvolve programa que estimula humanização e fé

A Unisul, acompanhando os princípios de uma universidade que atua com a Educação Integral, está implantando desde o ano de 2015 o Programa de Extensão Universitária denominado Pastoral Universitária – PU.

O programa é desenvolvido na perspectiva do diálogo inter-religioso, em parceria com a Diocese de Tubarão, e envolvendo lideranças das duas instituições, com intuito de estimular cada vez mais o interesse de todos os segmentos da Universidade para uma formação profissional, fundamentada em valores éticos.

A PU da Unisul envolve profissionais e estudantes, sob a coordenação do Pe. Eduardo Rocha, representante da Diocese de Tubarão, tendo como articuladora a Prof. Marilene da Rosa Lapolli, representante da Unisul, além do envolvimento de diversos professores e profissionais, que contribuem no processo de operacionalização dos projetos que o programa desenvolve.

O grupo, já constituído e em fase constante de evolução, possui aproximadamente 100 membros com estudantes brilhantes na liderança, oriundos dos mais diversos cursos, comprometidos com a partilha do bem e a vivência do bom e do belo em todas as atividades desenvolvidas pelo.

A principal proposta da Pastoral Universitária, é evangelizar a partir dos valores cristãos, buscando atingir todos os segmentos do ambiente educacional (gestores, professores, funcionários e estudantes). A coordenação e os articuladores desta atividade, planejam continuamente ações diversificadas, com o intuito de promover a interação e o diálogo inter-religioso presente no contexto universitário, estendendo aos familiares e comunidade universitária.

Ações

Na noite desta segunda-feira (21), a Pastoral Universitária promoveu mais uma edição do Pátio dos Gentios, com o tema “Ética e Política: Perspectivas para o Debate Eleitoral”.

Alunos dos cursos de Direito e História, além de vários membros da PU, comunidade externa e da Gerente da Gepexi, prof. Elivete Cecília de Andrade e da Assistente Pedagógica, Prof. Rosimar Mota, participaram do debate.

Os debatedores Alexandre de Medeiros Mota, professor e coordenador dos cursos de História e Geografia; e Fábio Paulo Belli, mestrando em Filosofia e acadêmico de Teologia, ressaltaram a importância de assumirmos com esperança o exercício pleno da cidadania na busca desta crise que não é apenas política, mas humana.

Pe. Eduardo Rocha, representante da Diocese de Tubarão e coordenador da Pastoral Universitária na Unisul e em toda a Diocese, fala que o projeto é itinerante e  ligado a Igreja Católica, mas está aberto a todos. “O objetivo é desenvolver nos participantes a capacidade de dialogar e refletir sobre o que é política. A política bem vivida é a melhor forma de promover a política social através do voto”, avalia.

No dia último dia 12, aproximadamente 30 membros da PU, acompanhados pelo Coordenador Pe. Eduardo Rocha e pela prof. de Filosofia que representa a Unisul, Marilene da Rosa Lapolli, realizaram uma tarde de estudos e integração sob a orientação do Padre Auricélio Costa, na Matriz de Vargem do Cedro.
A reflexão abordou a importância de perceber o outro, a natureza, a vida que nos rodeia, crescer na sensibilidade para perceber os sinais de esperança e vitória que aparecem.
Na mesma tarde, também realizado um lanche comunitário e uma visita orientada pelo referido padre, com fundamentos históricos, à Matriz de Vargem do Cedro e seus arredores.
Para a Prof. Marilene, todas as atividades desenvolvidas pela Pastoral tornam-se um momento ímpar em espiritualidade. “Queremos proporcionar o fortalecimento e maior integração do grupo, objetivando o despertar da comunidade acadêmica das mais diversas faixas etárias áreas e segmentos do contexto universitário, gerando cada vez mais o comprometimento de todos”, afirma.
Em relação ao Programa estruturado e aprovado pela Gerência de Ensino/Pesquisa/ Pós-Graduação /Extensão e Inovação, segundo a gestora do setor, Prof. Elivete Cecília de Andrade, também membro da PU, as perspectivas são de que este belo Programa de Extensão possa contribuir cada vez mais no fortalecimento de um ensino trabalhado com pesquisa e extensão na perspectiva da formação integral e continuada.

Conheça as atividades da Pastoral Universitária:

Atualmente o Programa desenvolve as seguintes ações com a comunidade interna e externa da Universidade:

– Leitura Orante: Todas as terças-feiras, das 18:15 às 19h, na sala da PU, situada no Espaço Integrado de Artes;
– Pátio dos Gentios: Toda 3ª segunda-feira do mês, com local itinerante (sala de vídeo conferência da biblioteca, auditórios, dentre outros), sempre anunciado com antecedência em banners, cartazes e redes sociais;
– Celebração Eucarística na Capela São Judas Tadeu: Todo o 1º e 3º domingo de cada mês, às 19hs. Tendo sempre a presença da comunidade que reside no entorno da Universidade;
– Reuniões para planejamento e encaminhamentos: Acontecem periodicamente com o intuito de planejar as ações da PU e realizar encaminhamentos;
– Retiros (formação): São realizados semestralmente em Mosteiros e em finais de semana;
– Projeto Resignificando a Vida: Visitas e atividades de valorização da vida, como Chá com Poesia, com os idosos do “Abrigo dos Velhinhos de Tubarão”;
– Recepção aos Calouros: Acolhida aos novos estudantes ingressantes na Universidade, divulgação e convite para participação nas atividades da PU;
– Encontros de Convivência: Ocorrem trimestralmente aos sábados à tarde em sítios, grutas e outros ambientes similares que inspirem a oração, reflexão de temas pertinentes ao fortalecimento do grupo e lanche comunitário;
– Atividades Missionárias: Representantes da PU são encaminhados para missão dentro e/ou fora do Estado, por um período aproximado de 20 dias;
– EBRUC: Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos. Ocorre a cada dois anos, promovido pelo setor Universidades da CNBB, onde os membros da PU sempre são representados.