PDI: empatia é o grande desafio da sociedade do futuro

Os trabalhos de cocriação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Unisul 2020-2024 seguem mobilizando os estudantes e egressos da Unisul. Nesta semana foi a vez dos estudantes de Medicina, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Odontologia e Direito (período matutino) darem a sua contribuição. Além desses, os estudantes de Agronomia, Arquitetura, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Química, Engenharia do Petróleo, Matemática, Publicidade e Jornalismo (período noturno), também participaram.

O professor Lester Camargo, vice-reitor da Unisul, destacou a importância da participação dos estudantes e egressos na construção do PDI. Ele reafirmou que os demais integrantes da comunidade universitária (coordenadores de curso, gestores, professores e técnico-administrativos e a comunidade externa) serão convidados a contribuir também.

Os estudantes egressos, além dos regularmente matriculados nesses cursos, fizeram reflexões acerca da Universidade e os impactos em suas vidas, bem como, na sociedade que integram. Além disso, foram desafiados, principalmente, a pensarem na educação do futuro e surgiram ideias, sonhos, sugestões e perspectivas que estão subsidiando a elaboração de um PDI construído, cocriado por muitas vozes, olhares e mãos.

Fazer mais pela comunidade

Na medida em que os encontros seguem, é perceptível que há um potencial criativo que advém de uma vontade comum de fazer com que nossa Universidade acompanhe as inovações do mundo do trabalho. Mas que, ao mesmo tempo, aproxime-se de maneira cada vez mais efetiva da comunidade, colaborando para melhorar a vida das pessoas e contribuir para o desenvolvimento sustentável das regiões que abrangemos.

O professor Rafael Ávila Faraco, diretor do Campus Tubarão, comenta que “as inovações e mudanças decorrentes dela, estão a cada dia mais velozes. Em Tubarão e em nossa região já observamos seus reflexos, porém, precisamos ir além, nos prepararmos e nos anteciparmos a estas mudanças que já estão impactando nossas vidas”, reflete.

Para o egresso Marcos Madeira, que retornou para uma nova graduação no curso de Psicologia, a empatia é o grande desafio da humanidade e pode ser um diferencial para as relações humanas da modernidade. “Precisamos adotá-las em nosso dia a dia para que as pessoas sejam compreendidas e valorizadas em sua essência, a Unisul está de parabéns por promover essa aproximação, colocando-se em nosso lugar, egressos e estudantes”, finaliza.

PDI: empatia é o grande desafio da sociedade do futuro

Publicado por UnisulHoje em Quinta-feira, 23 de maio de 2019