Pesquisa analisa perfil de morbidade materna extremamente grave

Os acadêmicos do curso de Medicina estão realizando as apresentações de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) entre os dias 19 e 22 de novembro, no Bloco D da Unisul de Tubarão.  As pesquisas apresentadas acrescentam conhecimento na área da saúde e entre elas está o já premiado trabalho da estudante Maria Carolina Wessing Herdt, que apresenta como um estudo original a “Tendência temporal da morbidade materna extremamente grave (Near Miss) no Brasil”.

O TCC de Maria Carolina analisa casos de 2010 a 2018 e traça um perfil das mulheres que enfrentaram situações de quase morte durante a gestação, parto ou pós-parto devido ao Near Miss no país. De acordo com a acadêmica, entre esses 9 anos, houve um aumento de 13% na taxa de morbidade materna extremamente grave ao ano, uma média de 5,89 casos a cada 100 partos.

Além da relevância do trabalho para a vida acadêmica, a estudante confirma que a conquista do 2º lugar na modalidade obstetrícia como um estudo original que obteve no 58º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia é um reconhecimento do um ano e meio de pesquisa. “Me sinto grata por ter o trabalho reconhecido por referências da área no país. É uma felicidade imensa levar o nome da Unisul a um congresso tão importante”, acrescenta Maria Carolina.

TCCs

São 48 Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos e apresentados por acadêmicos de Medicina da Unisul de Tubarão neste semestre 2019-2. Caso deseja conhecer o título das pesquisas apresentas ou acompanhar algumas das bancas confira abaixo essas informações.

Medicina

Atualmente, o curso é oferecido nas unidades da Unisul de Tubarão e Pedra Branca e contam com completos laboratórios e uma equipe de professores altamente capacitada. O acadêmico formado como clínico geral em serviços de assistência médica pública ou privada e em consultórios particulares. Após o curso, poderá se especializar, realizando a residência médica.