Pesquisa aponta necessidade de melhorias em unidades de alimentação e nutrição

Uma pesquisa realizada na Unisul, no curso de Nutrição, avaliou as condições trabalhistas de colaboradores das UANs (Unidades de Alimentação e Nutrição). As pesquisas foram realizadas em duas unidades hospitalares e duas não-hospitalares, dos municípios de Tubarão e Capivari de Baixo. O estudo, feito pela acadêmica Maria Cristina Buchner e orientado pela professora Ana Carla Cruz, aponta resultados positivos e negativos.

Resultados da pesquisa

O estudo avaliou os aspectos ambientais: os critérios de iluminação e umidade estavam em condições adequadas. Já a temperatura, ventilação e ruído encontravam-se em inadequação.

Aspectos organizacionais. As principais inconformidades relatadas foram a exigência de esforço físico, movimentos repetitivos, acúmulo de funções e cansaço.

Sobre os resultados positivos, os entrevistados destacaram o relacionamento com colegas e chefia, existência de pausas de trabalho, inexistência de jornadas prolongadas e de problemas de saúde decorrentes das atividades executadas pelos colaboradores. Os entrevistados também destacaram o acesso e uso de equipamentos de segurança. Não houve registro de acidentes de trabalho entre os avaliados.

Sugestões de melhorias nas UANs

A estudante sugeriu o investimento em equipamentos de climatização, ginástica laboral, rodízio de funções, adequação ergonômica de instalações, equipamentos utensílios, além de atividades de integração e socialização em prol da saúde emocional dos colaboradores.

“Considerando a importância das condições adequadas de trabalho na produtividade, saúde e segurança dos colaboradores de serviços de alimentação, a pesquisa é relevante para que os mesmos possam reconhecer e ter um entendimento do próprio processo de trabalho em que estão inseridos”, finaliza Maria Cristina.

O que são UANs

Dentro de um hospital são diversas as áreas que, integradas, promovem o bem-estar dos pacientes. Um dos pontos importantes é a questão da alimentação, que muitas vezes precisa ser preparada com uma atenção especial, atendendo a recomendações específicas. As refeições são preparadas em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), que é o ambiente responsável pelo fornecimento das alimentações. As UANs podem ser encontradas em complexos industriais, empresas, escolas e hospitais.