Pesquisa de pós-graduação é aprovada para Congresso de Administração

Entre as apresentações de artigos durante o XVI Congresso online de Administração – Covibra, está o trabalho de conclusão de curso (TCC) elaborado pelo pós-graduando Miguel Tadeu dos Santos Souza, do MBA em Gestão Organizacional e Liderança.

A escolha da área de estudo e abordagem do tema seguem o propósito pessoal de Miguel ao optar pelo MBA. O aluno que há mais de 20 anos atua na área de gestão, conta que sua experiência aliada ao conhecimento acadêmico contribuíram para o resultado de seu TCC. “Acredito que tanto a liderança quanto a motivação constituem-se de ações para conduzir pessoas em busca de benefícios para o próprio indivíduo e para o grupo no qual esse membro está inserido. Pessoas desmotivadas e sem qualidade de vida no trabalho podem se tornar um problema para a organização. As organizações necessitam cada vez mais de lideranças capazes de trabalhar e facilitar a resolução de problemas em equipe, motivando os colaboradores para uma melhor produtividade”.

Ao pesquisar sobre a: Influência do estilo de liderança na motivação da equipe: um estudo de caso em empresas metal mecânicas da serra gaúcha, o retorno foi substancial, sendo que a partir desse estudo surgiu toda a base para análise baseada no número de respondentes em função da base de network e o uso da plataforma de pesquisa (survey monkey).  “A pesquisa, no geral, mostrou que quando os liderados são tratados como parte integrante do processo, que são respeitados e suas opiniões consideradas pela liderança, estes tendem a cumprir suas tarefas e atividades de forma menos tensa, com menos estresse e consequente maior engajamento”, explica Miguel.

Nesse sentido, Miguel destaca a importância do gestor em compreender o seu papel ao liderar equipes, para transmitir confiança e buscarem os mesmos ideais para refletir positivamente na entrega dos resultados e engajamento dos colaboradores. “O comportamento da liderança, independente do estilo adotado, envolve funções como planejar, informar, avaliar, controlar, recompensar e estimular, no entanto deve essencialmente contribuir com a equipe e seus componentes de forma individual a atingir seus objetivos, ou seja, satisfazer suas necessidades”.

No momento em que conclui o MBA, a aprovação do artigo significa não apenas o encerramento do ciclo acadêmico, mas sobretudo, motivação para neste momento em que a gestão se mostra cada vez mais fundamental ao se disseminar culturas, inspirar as pessoas no mercado de trabalho e estimulá-las a contribuir com suas melhores práticas. “Estou lisonjeado em participar do Convibra pela sua contribuição junto ao meio acadêmico, ao mercado e por agregar positivamente como reconhecimento pessoal e profissional, vale destacar que o projeto foi possível pelo total apoio de todo o corpo docente do curso e em especial ao orientador Prof. Dr. João Pinheiro de Barros Neto e ao Prof. Rogério Santos da Costa que, ambos, com suas preciosas intervenções foram fundamentais na construção do artigo”, finaliza Miguel.