Pesquisa estuda o perfil do cliente do comércio de rua de Tubarão

Estudantes do curso de Gestão do Conhecimento, orientados pelo professor Valter Schmitz, da Unisul, e assessoria técnica de Rafael Mayer, realizaram um estudo, por meio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para identificar o perfil do cliente do comércio de rua de Tubarão (SC).

De acordo com o professor Valter Schmitz, a pesquisa atingiu uma mostra significativa de entrevistados e utilizou uma metodologia baseada em tecnologia, que permitiu ampliar o leque de atuação. Foram estabelecidos parâmetros de concordância e discordância plena, a qual facilita a adoção de técnicas de automação de respostas. “Servimos de uma plataforma livre, disponível em qualquer site especializado e aproveitamos os bancos de dados da CDL e FCDL e de pessoas que compraram no comércio de Tubarão nos últimos dois anos e a elas direcionamos a pesquisa. Foram obtidas quase 900 respostas”, afirma Schmitz.

A pesquisa foi feita de forma geral e aponta para questões específicas para cada setor. Segundo Schmitz, caberá a cada empresário identificar as ações para o seu segmento, potencializando o seu negócio. A pesquisa sustentou-se no conceito estratégico do 4PS: produto, preço, ponto de distribuição e promoção. Schmitz ainda afirma que tanto a CDL, enquanto instituição associativista, quanto o poder público ganham um instrumento pronto para gerar estratégias de ações para incrementar a atividade comercial e oferecer melhorias nos espaços públicos.

O presidente da CDL, Harrison Marcon Cachoeira, avaliou o resultado como fundamental para dar uma diretriz ao comércio de rua da Cidade Azul, considerando os dados inéditos também, para o setor varejista brasileiro. “É um tipo de pesquisa que não temos conhecimento de ter sido feita no cenário varejista do país, oferecendo parâmetro exclusivo que irá certamente oferecer um novo conceito para todos os empresários lojistas”, pontua.

Fonte: Notisul

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