Pesquisadora aborda genética em Minas e recebe convite para China

Ysttéphani Sinhorini
Repórter estagiária jornal Unisul Hoje

A professora Clarissa M. Comim, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), participou como palestrante no Congresso Brasileiro de Genética. O evento ocorreu no dia 11 de setembro, em Caxambu, Minas Gerais. A professora tratou do envolvimento do sistema nervoso central nas distrofias musculares progressivas.

De acordo com relato da professora ao jornal Unisul Hoje, o convite foi realizado pela Sociedade Brasileira de Genética no começo do ano para que Clarissa abordasse os principais resultados da sua linha de pesquisa no PPGCS.É o principal congresso de genética do país, que agrega todos os profissionais que trabalham com genética. É importante colocar o nome da Unisul, mostrar que ela tem trabalhado com isso, tem força e tem dados muito bons para serem mostrados para outros pesquisadores”, explica.

Clarissa também disse que sua experiência foi muito boa e que foi a única palestrante representando uma universidade não gratuita. “

Tive contato com os maiores pesquisadores na área de genética do país e do exterior. Vieram muitos palestrantes internacionais, tanto que no mesmo salão que eu, estiveram pesquisadores dos Estados Unidos, Inglaterra e da Universidade de São Paulo –  nomes muito importantes da área. Foi muito importante para fortalecer parcerias e também uma gratificação por ver que o nosso trabalho está sendo valorizado”, conta.

A participação da professora do PPGCS no congresso gerou um convite para fazer a mesma palestra no Congresso Internacional de Genética, na China, em abril de 2017.