PIBID encerra atividades do ano

Por: Dra. Luciane Pandini Simiano
Professora do Programa de Pós Graduação em Educação UnisulCoordenadora Institucional do PIBID/Unisul

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizou o evento de encerramento das atividades do ano de 2019  com todos os participantes da equipe.  Na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em consonância com a proposta da CAPES, desenvolvemos o Projeto Institucional: “Projeto Integrado das Licenciaturas: Compromisso com a Formação Integral de Professores da Educação Básica”, que tem como foco oportunizar aos estudantes de licenciatura da Unisul a inserção no cotidiano das escolas da rede pública de Educação Básica, por meio da participação de experiências de práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar.

Na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em consonância com a proposta da CAPES para o programa PIBID previsto no Edital 07/2018, desenvolvemos o Projeto Institucional: “Projeto Integrado das Licenciaturas: Compromisso com a Formação Integral de Professores da Educação Básica”, que tem como foco oportunizar aos estudantes de licenciatura da Unisul a inserção no cotidiano das escolas da rede pública de Educação Básica, por meio da participação de experiências de práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar.

O projeto em questão foi desenvolvido em 11 escolas de Educação Básica nos municípios de Tubarão, Capivari de Baixo, Laguna, Imbituba, Braço do Norte e Jaguaruna, todos pertencentes à região sul do estado de Santa Catarina. Estiveram envolvidos na realização do projeto 128 bolsistas da graduação de 08 cursos de Licenciatura (Pedagogia e Educação Física, Matemática, Biologia, Educação Física, História,Geografia, Química e Letras), 15 bolsistas professores de Educação Básica atuando na função de supervisor, 5 professores da Unisul atuando como coordenadores de área e 1 professora da Unisul atuando na função de coordenação institucional. Mais de quatro mil estudantes que frequentam a Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio das escolas públicas do sul do estado de Santa Catarina puderam vivenciar ações e projetos desenvolvidos pelo grupo de estudantes e professores das escolas e da Unisul.

Para a professora Dra. Luciane Pandini Simiano Coordenadora Institucional do PIBID/Unisul: “no campo da formação de professores, é importante ressaltar os efeitos formativos do Pibid, que podem mobilizar as licenciaturas, a construir espaços horizontais, permanentes e efetivos de discussão, promovendo um espaço híbrido de formação, onde teoria e prática redimensionam-se mutuamente”.

Desse movimento de diálogo e interlocução destaca Prof Luciane “ elaboramos a “Revista de Experiências Pedagógicas do PIBID/Unisul 2018/2019”. As narrativas que compõem a revista foram construídas no diálogo entre acadêmicos, alunos, professores da escola e da universidade. Acolhida, respeito à diferença, arte, ludicidade, leitura, meio ambiente, sustentabilidade e cidadania foram temas de projetos desenvolvidos nas escolas e escolhidos pelo grupo como uma experiência significativa da prática pedagógica que merece ser compartilhada.

Compreendendo que é a experiência que dá sentido à educação, queremos aqui deixar registrado o quanto o PIBID pode fazer a diferença na formação de professores contribuindo significativamente na qualidade da educação pública do nosso país. Fica o convite para conhecer a revista.