Pibid inicia atividades internas neste mês

Neste mês, as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) iniciaram no campo interno. Uma reunião de boas-vindas foi realizada e também uma apresentação dos integrantes do programa na universidade. Durante o encontro, foi estabelecido um cronograma para cada membro da equipe, os quais correspondem: supervisores nas escolas; bolsistas de iniciação à docência; e coordenadores de área da Unisul. As atividades foram iniciadas por meio da Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação (Pró-EPPExI).

O programa conta com a participação dos alunos da Unisul nos cursos licenciados de matemática, biologia, pedagogia, química, história, geografia, letras e educação física. Em relação as unidades de ensino contempladas, os municípios atendidos correspondem a Tubarão, Imbituba, Braço do Norte, Laguna, Jaguaruna e Gravatal.

O Pibid tem o intuito incentivar a magistratura nas escolas de rede pública, através da prática aplicada ao ensino adotado nas graduações. O programa faz parte da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).

Segundo a professora e coordenadora institucional do PIBID, Luciane Pandini Simiano, as ações realizadas no PIBID além qualificar a formação inicial dos estudantes na UNISUL, elas atuam também na formação continuada de professores e dos gestores nas escolas. “Acreditamos que fortalecimento desse diálogo entre universidade e escolas de Educação Básica, pode contribuir, significativamente, com a melhoria da qualidade do ensino público na educação básica de nossa região”.

As próximas atividades serão referentes a reunião com os coordenadores e supervisores das respectivas áreas para o início nas escolas.