‘Pluft, o Fantasminha’ lota Espaço Integrado de Artes da Unisul

Na proximidade do Dia das Crianças, várias delas puderam prestigiar a peça teatral ‘Pluft, o Fantasminha’, que aconteceu nas tardes dos dias 10 e 11 de outubro no Espaço Integrado de Artes (Bolha) da Unisul, Campus de Tubarão.

A peça conta a história do fantasminha Pluft que tem medo de gente, só que no desenrolar da trama a menina Maribel é raptada pelo pirata Perna de Pau e escondida no sótão da casa de Pluft que salva a garota com a ajuda de três marinheiros (João, Julião e Sebastião).

Aproximadamente 1000 pessoas compareceram nos dois dias de peça, o que é considerado sucesso de público do fantasminha. Do início ao fim, todos que estavam presentes não desgrudavam os olhos dos atores que estavam em cena, representando os vilões, o fantasminha e os marinheiros.

Saiba mais sobre a peça do fantasminha:

O elenco original de “Pluft, o fantasminha” era composto por: Pluft – Carmem Sílvia Murgel; Mãe Fantasma – Kalma Murtinho; Maribel – Vânia Velloso Borges; Tio Gerúndio – Germano Filho; Perna-de-Pau – Emílio de Mattos; Sebastião – João Augusto; Julião – Eddy Rezende; João – Roberto de Cleto

A peça foi apresentada pela primeira vez no Tablado do Rio de Janeiro, em setembro de 1955, com cenário de Napoleão Moniz Freire, costumes de Kalma Murtinho, sonoplastia de Edelvira Fernandes e Martha Rosman; corneta, Jean Pierre Fortin; caracterizações de Fred Amaral; fantasmas de Mário Cláudio da Costa Braga e direção de Maria Clara Machado. Atualmente é a quarta vez que ‘Pluft, o Fantasminha’, entra em cena com os atores da Unisul.

Escolas que prestigiaram a peça ‘Pluft, o Fantasminha ’:

• Escola Municipal de Educação Básica PE Paulo Herdt
  • Escola de Educação Básica João Teixeira Nunes
  • Escola de Educação Básica Lino Pessoa
  • Escola de Ensino Fundamental Fábio Silva
  • Escola de Ensino Fundamental Professor João Batista Becker
  • Escola Municipal de Educação Básica São Martinho
  • Escola de Educação Básica Henrique Fontes
  • Escola de Educação Básica São Judas Tadeu
  • Escola de Educação Básica Aderbal Ramos da Silva
  • Escola de Educação Básica João Teixeira Nunes
  • Centro Educacional Infantil Irene Collaço
  • Escola Municipal de Educação Básica João Pedro Delfino

Ilza LaPorta, diretora do grupo Cia de Teatro da Unisul, convida à quem tiver interesse de participar da companhia. “A Cia de Teatro da Unisul é um projeto de extensão onde alunos de ensino médio e graduação podem participar. Os ensaios são nas terças-feiras, quintas-feiras e sábados. Quem quiser saber mais para participar deve acessar o site da companhia”.

Texto: Luisy de Albuquerque / Colaboração Reginaldo Osnildo