Portal de Eventos Científicos da Unisul é lançado

O Portal de Eventos Científicos da Unisul, recentemente lançado, reúne os eventos científicos com iniciativa e organização de pessoas, e instâncias da Universidade. O site já possui um evento inaugural: o X Seminário de Pesquisa Interdisciplinar (SPI) e está disponível em: https://pec.unisul.br/

As ideias e iniciativas couberam à bibliotecária da Unisul, Tatyane Phillippi, que gerencia o Portal de Periódicos da Unisul, e o professor Rogério Costa, líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar, professor do Programa de Pós-Graduação de Ciências Ambientais e um dos organizadores do SPI. Após instalação e configuração inicial, o Portal de Eventos Científicos passa a receber melhorias e está apto a abrigar eventos de caráter científico com envolvimento da Unisul.

Para o professor Rogério, o Portal de Eventos vem suprir uma lacuna na organização e execução de eventos científicos dentro da Universidade. “O processo de submissão, avaliação e publicação de resultados é muito similar ao de periódicos, dando as características de qualificação destes, como o de avaliação cega pelos pares”.

As pessoas interessadas em abrigar eventos científicos nesta nova ferramenta devem enviar e-mail em pec@unisul.br solicitando a verificação das conformidades de evento científico que se encaixam para ser hospedado no Portal.

Como funciona o portal?

O Portal funciona na Plataforma Open Conference Systems (OCS), criação do Public Knowledge Project (PKB), que também é responsável pelo Open Journal Sistem (OJS), que abriga uma boa parte dos Portais de Periódicos do Brasil e do mundo.

O X Seminário de Pesquisa Interdisciplinar (SPI)

O X SPI, que tem submissão aberta no Portal até o dia oito de maio, completa uma década em edições, sendo um dos mais antigos dentro da instituição. Contando com apoio da CAPES, FAPESC e diversos Grupos de Pesquisa, cursos e Universidades, ocorrerá em 2019 de 4 a 6 de junho em todos os campi da Unisul. A temática geral será “Interdisciplinaridade em debate: rumo a um diálogo de saberes”. Os trabalhos aceitos serão divulgados no Portal, bem como a programação geral que já conta com palestrantes regionais, nacionais e internacional.